(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Itaúna libera comércio mesmo após confirmar primeiro caso de coronavírus

Flexibilização do comércio foi adotada por outras cidades do Centro-Oeste mineiro. Lojas da rede Zema já abriram as portas na cidade


postado em 15/04/2020 16:07 / atualizado em 15/04/2020 17:02

Uma morte suspeita do novo coronavírus é investigada na cidade(foto: Divulgação/Prefeitura de Itaúna)
Uma morte suspeita do novo coronavírus é investigada na cidade (foto: Divulgação/Prefeitura de Itaúna)

O comércio voltou a funcionar em regime de revezamento a partir desta quarta-feira (15) em Itaúna, Região Centro-Oeste, no mesmo dia da confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade. O decreto, nº 7132/2020, foi publicado pelo prefeito Neider Moreira (PSD).

Desde o início das notificações, 491 suspeitas da doença foram registradas, 34 delas foram descartadas, um óbito está em investigação e quatro pessoas estão em internação hospitalar. A primeira paciente confirmada com o novo coronavírus está em isolamento domiciliar.

Trata-se de uma profissional da saúde, de 37 anos, que esteve em São Paulo há cerca de 15 dias. Ela apresentou sintomas como tosse, dor de garganta e febre. O exame foi realizado na segunda-feira (13) pela rede particular e o resultado saiu nesta terça-feira (14).

Retorno gradativo

O decreto libera as atividades econômicas de forma gradativa em Itaúna. Entre as restrições estabelecidas pelo prefeito para tentar minimizar o risco de contaminação pela COVID-19 estão o revezamento e o uso obrigatório de máscaras. As lojas foram divididas em dois grupos e poderão abrir em dias pré-determinados, das 9h às 18h em dias de semanas e, aos finais de semana, das 9h às 16h.

Lojas de departamentos, artigos de esportes, ferragens, bijuterias, presentes, magazines, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, colchões e móveis poderão funcionar às segundas, quartas e sextas-feiras. Já óticas, vestuário, calçados, tecidos, armarinhos e aviamentos, relojoarias, serviços de impressão e cópias, joalherias, perfumarias e cosméticos, floriculturas e artigos pessoais, às terças, quintas e sábados.

Loja Zema, de eletrodomésticos, em funcionamento na tarde desta quarta-feira(foto: Daniel Oliveira/Divulgação)
Loja Zema, de eletrodomésticos, em funcionamento na tarde desta quarta-feira (foto: Daniel Oliveira/Divulgação)

Uma loja da rede Zema funciona de portas abertas nessa tarde de quarta-feira (15), já que se enquadra na categoria de eletrodomésticos, autorizada a atender às segundas, quartas e sextas-feiras. A rede pertence ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que se afastou do comando da empresa quando se elegeu.

Além de seguir o cronograma de dias e horários, é obrigatório o uso de máscaras pelos moradores que saírem às ruas e dentro dos estabelecimentos. Outras exigências impostas pelos órgãos sanitários, como a disponibilização e uso do álcool em gel, também estão previstas no decreto.

Os demais segmentos, como bares, restaurantes, autopeças e papelarias poderão funcionar com barreiras que impedem o acesso ao interior das lojas. Barbearias, salões de beleza e clínicas de estética estão autorizados a reabrir, desde que para atendimento individualizado.

A suspensão foi mantida para academias, casas de shows e festas, autoescolas, circos, parques de diversão, ambulantes, cinemas, teatros, seminários e feiras.

Capacidade do sistema de saúde

O prefeito alega que a reabertura foi possível após análise dos dados e baseada na capacidade de atendimento do sistema de saúde local. “Temos o novo CTI, temos uma nova unidade de cuidados intermediários e temos um percentual ocupado de leitos de 45%”, argumentou. O Hospital Manoel Gonçalves conta com 126 leitos e 26 respiradores. Mais 12 foram comprados e devem chegar nas próximas semanas.

O anúncio do prefeito veio reforçado por pedidos de cautela e conscientização da população. “Ela (reabertura) terá que ser acompanhada com cuidados adicionais que todos teremos que ter para que a gente possa colocar, passo a passo, um dia após o outro, o comércio funcionando na nossa cidade”, afirmou. O uso de máscara será obrigatório a partir de 20 de abril, com risco de multa para quem descumprir a norma.

Flexibilização é adotada por outras cidades

A primeira a anunciar o retorno de parte das atividades econômicas nesta semana, na Região Centro-Oeste, foi Santo Antônio do Monte. Desde segunda-feira (13), estabelecimentos comerciais, as indústrias e empresas prestadoras de serviços podem funcionar normalmente, seguindo as recomendações sanitárias. A cidade tem três casos confirmados para COVID-19 e sete em investigação.

As clínicas médicas, odontológicas, de estética, assim como salões de beleza e estabelecimentos congêneres, também estão autorizados a funcionar, mas com atendimento de uma pessoa por vez. As exceções são bares, restaurantes e academias. Os dois primeiros podem optar pela modalidade de delivery.

Em Itapecerica, onde há dois casos confirmados do novo coronavírus, o funcionamento do comércio foi flexibilizado, com redução de horário. Os estabelecimentos comerciais com até oito funcionários podem abrir das 8h às 14h. Aqueles com número superior devem apresentar plano de contingenciamento, incluindo escalas de revezamento em turnos e alterações de jornada. Várias exigências estão previstas, como distanciamento em filas e uso de álcool em gel.

* Amanda Quintiliano, especial para o EM


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)