(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Sociedade Brasileira de Cancerologia recomenda cloroquina para combate ao coronavírus

Órgão indica o uso do medicamento por durante cinco dias, associado com a utilização da azitromicina


postado em 14/04/2020 20:53 / atualizado em 14/04/2020 21:09

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Um dos principais alvos de debate sobre a cura do coronavírus, a cloroquina ganhou uma aliada: a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC). O órgão encaminhou, nessa segunda-feira (13), um documento ao Ministério da Saúde no qual recomendou a utilização dos medicamento, associado ao uso da azitromicina, durante cinco dias.

De acordo com a SBC, a associação entre a cloroquina/hidroxicloroquina  e azitromicina de 400mg tem “capacidade comprovada de inibir a atividade do novo coronavírus nos primeiros dias de manifestação dos sintomas já conhecidos”. O órgão recomendou que os medicamentos sejam dados durante cinco dias.

A Sociedade argumentou no documento que o protocolo recomendado tem baixo custo e que o mercado possui grande disponibilidade dos medicamentos, com baixa incidência de efeitos adversos. A SBC também destacou que a aplicação do protocolo indicado não seja apenas em pacientes com casos moderados ou graves, mas, que é recomendado, principalmente, “para o uso ambulatorial quando na presença dos primeiros sintomas”, evitando a gravidade da COVID-19 e letalidade evolutiva.

Na semana passada, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta pediu cautela no uso da cloroquina, uma vez que o medicamento pode colocar os pacientes em risco, tendo em vista a grande quantidade de vírus, como H1N1 e Influenza A e B. A grande preocupação do ministro é com os efeitos colaterais que a cloroquina pode trazer, como fortes dores de cabeça e cegueira, além de arritmia cardíaca, podendo causar infarto em pacientes maiores de 60 anos, que integram o grupo de risco do coronavírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)