(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

USP desenvolve protótipo de robô para ajudar no combate ao coronavírus

Um dos objetivos é auxiliar na distribuição de alimentos e remédios aos pacientes infectados


postado em 31/03/2020 18:33 / atualizado em 31/03/2020 19:19

(foto: Denise Casatti/Reprodução)
(foto: Denise Casatti/Reprodução)
Com o novo coronavírus e a consequente sobrecarga dos profissionais da saúde, um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos, desenvolveu um protótipo de robô para ajudar no combate à COVID-19. A intenção do projeto é manter, sem riscos, a distribuição de remédios e alimentos aos pacientes infectados pelo vírus. A ideia, porém, depende de apoio para ser colocada em prática.

A doutorando Daniela Rideli explica que o grupo tem capacidade técnica para colocar o projeto em prática. No entanto, busca parceiros especializados em saúde para ajudá-los a avaliar as necessidades do robô no combate da doença e, também, para colocá-los em contato com hospitais. “Como todos nós somos da área de computação, precisamos de pessoas com outras habilidades que apresentem o projeto a investidores e a quem mais possa nos ajudar”, conta.

O professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USPFernando Osório acredita que os robôs teriam capacidade para contribuir na limpeza e descontaminação de superfícies, evitando que pessoas entrem em contato com substâncias prejudiciais à saúde e, também, na distribuição de álcool em gel, sem a necessidade de seres humanos tocarem na embalagem. “Sistemas robóticos podem até ajudar a levar o seu animal de estimação para passear”, acrescenta. 

O professor ainda destaca a facilidade com que robôs podem ser higienizados por meio de um banho químico nas partes externas que ficam expostas à contaminação. “Veículos autônomos também são adequados para fazer entregas e servir de 'táxi' sem a necessidade da presença de seres humanos como condutores”, completa Osório.
 






receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)