(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: esforço em prevenção teria grande impacto em redução dos casos em BH, aponta estudo

Sem medidas preventivas, mais de 2,8 milhões de pessoas seriam infectadas em três meses; com ações efetivas, número cai drasticamente


postado em 17/03/2020 12:10 / atualizado em 17/03/2020 13:12

Passageiros usam máscaras no Aeroporto de Confins como prevenção ao coronavírus(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press )
Passageiros usam máscaras no Aeroporto de Confins como prevenção ao coronavírus (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press )

O infectologista Carlos Starling e o doutor em bioinformática Bráulio Roberto Marinho apresentaram um estudo de simulação da transmissão e do impacto do Covid-19 na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (AMIB) foi baseada em dados do surto em Wuhan, cidade chinesa considerada o epicentro do novo coronavírus. De acordo com os dados, o esforço da população na prevenção gera um grande impacto na redução dos casos. 

Segundo a simulação, em um cenário sem medidas de controle, mais de 2,8 milhões de pessoas seriam infectadas pelo Covid-19 em 90 dias em uma região metropolitana com 3 milhões de habitantes. No entanto, a efetividade das ações preventivas reduz drasticamente a taxa de transmissibilidade: cerca de 2,48 mil pessoas seriam afetadas no mesmo período. 

A pesquisa foi divulgada pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (AMIB)(foto: Reprodução Marcos Vieira/EM/D.A Press )
A pesquisa foi divulgada pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (AMIB) (foto: Reprodução Marcos Vieira/EM/D.A Press )


Em simulação do total de óbitos de pacientes infectados, 65.359 mil pessoas morreriam em três meses, em um cenário sem medidas de controle. Com prevenção, o número cairia gradativamente e chegaria a 57 casos ao fim do mesmo período. 



As principais formas de transmissão do Covid-19 são pelo ar, por contato com secreções contaminadas, como catarro, espirro e saliva, e também por contato pessoal, como aperto de mão. As recomendações para a prevenção são: lavar as mãos; cobrir nariz e boca ao espirrar ou usar lenço descartável; evitar lugares fechados e com multidões; e manter ventilação nos ambientes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)