(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre 'dom Zicó', bispo auxiliar emérito de Belo Horizonte

Dom Sebastião Roque Rabelo Mendes morreu nesta quarta aos 90 anos. Filho de um compositor, ele é o fundador da Orquestra Jovem de Itapecerica


postado em 11/03/2020 10:20 / atualizado em 11/03/2020 10:36

Dom Zicó foi entrevistado pelo Estado de Minas em 2013 em uma matéria sobre Itapecerica e Cipotânea, destacando o grande número de sacerdotes com origem nos municípios(foto: Euler Junior/EM/D.A Press - 25/03/2013)
Dom Zicó foi entrevistado pelo Estado de Minas em 2013 em uma matéria sobre Itapecerica e Cipotânea, destacando o grande número de sacerdotes com origem nos municípios (foto: Euler Junior/EM/D.A Press - 25/03/2013)


Morreu nesta quarta-feira aos 90 anos, dom Sebastião Roque Rabelo Mendes, bispo auxiliar emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte. Natural de Itapecerica, Centro-Oeste de Minas, onde era conhecido como dom Zicó, ele era sacerdote há mais de 60 anos e fundador da Orquestra Jovem do município. 


“O arcebispo dom Walmor, em missão no Estado de Roraima, ao expressar a sua gratidão a Deus pela vida de dom Sebastião Roque, cita importante passagem do Livro de Isaías: 'No silêncio e na esperança estará a sua força (Is 30,15)'. Eis passagem que bem traduz o caminho missionário de dom Roque que, com a sua vida, ensinou a importância da busca por Deus, no itinerário do silêncio e da oração, e, a partir deste encontro com o Sagrado, a viver com alegria, movido pela fonte infinita de esperança”, diz a nota do clero. 

O religioso era filho do compositor Cesário Mendes de Cerqueira e de Maria Raymunda Rabello Mendes. Nascido em 9 de outubro de 1929, dom Roque entrou no Seminário Menor de Belo Horizonte aos 13 anos, em 1942, onde estudou Teologia e Filosofia. Foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1954, na Igreja Nossa Senhora das Dores, no Bairro Floresta, pelas mãos de dom Antônio dos Santos Cabral. 

Vídeo mostra apresentação da Orquestra Jovem de Itapecerica, fundada pelo religioso



“Na mesma paróquia foi vigário cooperador em 1955 e 1956. De 1956 a 1960 foi diretor espiritual da Juventude Estudantil Feminina. Até 1969 exerceu também as funções de capelão do Corpo de Bombeiros, do Sanatório de Belo Horizonte e do Colégio Santa Maria Minas, além de pároco da Igreja Sagrada Família”, informa a Arquidiocese de BH. 



Ele foi para Roma em 1969, onde se formou em Teologia e Pastoral pela Universidade Pontifícia Lateranense. Estudou a Sagrada Escritura em Jerusalém em 1971 e voltou ao Brasil no ano seguinte, quando assumiu a Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto, deixando o cargo a partir da nomeação episcopal, em 14 de agosto de 1985. 

Ele assumiu o governo da Diocese de Leopoldina, na Zona da Mata. Dom Roque também foi responsável pelo Setor Ministérios e Vocações do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no período de 1987 a 1989. Em 6 de junho de 1989 foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, onde ficou até 2004. 

Pela manhã, a Arquidiocese de Belo Horizonte ainda não havia divulgado informações sobre o velório e sepultamento de dom Roque. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)