(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de Saúde de Minas monitora 48 casos suspeitos de coronavírus

Até o momento, já foram descartados quatro casos e não há nenhum confirmado no estado. Belo Horizonte é a cidade que tem o maior número de casos suspeitos, com 19


postado em 02/03/2020 19:38 / atualizado em 02/03/2020 20:11

(foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
(foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais acompanha 48 casos suspeitos de infecção pelo COVID-19, o novo coronavírus, no estado. No último levantamento do Ministério da Saúde, eram 17 casos. Segundo o informe epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (2) pela pasta estadual, já foram descartadas quatro suspeitas, totalizando 52 notificações de contaminação. Até o momento, nenhum caso foi confirmado em Minas. A cidade que mais contabiliza casos suspeitos é Belo Horizonte, com 19. Varginha e Contagem têm quatro cada. Já Uberlândia e Divinópolis contam com três casos cada. 


 
Mais 11 municípios mineiros possuem um caso suspeito de infecção por coronavírus cada um: Barbacena, Betim, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Mutum, Ouro Preto, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. O governo estadual acompanha ainda quatro suspeitas de contaminação de estrangeiros que estão em tratamento em Minas, um alemão e três italianos. 
 
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Minas, 81% dos casos suspeitos apresentam histórico de viagem para países com circulação do novo coronavírus, como Itália, França, Inglaterra e Portugal. Os 19% restantes não possuem histórico de viagem, mas têm contato com casos suspeitos. A idade dos pacientes varia entre um e 67 anos. Dos 48, a maior parte (56,2%) é do sexo feminino. Febre, tosse e dor de garganta foram os sintomas mais comuns que os pacientes manifestaram. Já 40% do grupo precisou ser internado pós-atendimento. 
 
Entre 22 de janeiro e 28 de fevereiro, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Minas Gerais registrou 93 rumores de infecção pelo novo coronavírus. Desse número, 41 não atendiam os critérios para configurar casos suspeitos e foram excluídos. 
 
Entre os quatro casos descartados pela Secretaria, três são do sexo feminino. Com o resultado negativo para o COVID-19, foram identificados os vírus Influenza A H1N1, Influenza B e Picornavírus. Todos os pacientes apresentaram febre e dor de garganta. Dois casos tem histórico de viagem à cidade de Wuhan, na China. Um paciente informou viagem para Dubai, Tailândia, Vietnã e Camboja e o outro para a Itália, França e Portugal. 
 
Estagiário sob supervisão da redação do Estado de Minas 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)