(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sabará e Raposos ainda lutam contra danos após temporais

Na cidade histórica, prefeitura tenta garantir isenção do IPTU para imóveis danificados pelas chuvas. Em Raposos, mutirão de limpeza está em ação


postado em 31/01/2020 06:00 / atualizado em 31/01/2020 08:14

Em Raposos, há mais de 2 mil desalojados após o Rio das Velhas transbordar. Outros 680 estão desabrigados(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Em Raposos, há mais de 2 mil desalojados após o Rio das Velhas transbordar. Outros 680 estão desabrigados (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)


Em Sabará e Raposos, na Grande BH, equipes da prefeitura limpam as ruas, avenidas e praças, que ainda ontem tinham muita lama. De acordo com informação das autoridades municipais de Sabará, a prefeitura elaborou projeto de lei que prevê a isenção total do IPTU 2020 para os imóveis atingidos pelas chuvas deste mês. O benefício será concedido aos proprietários e locatários dos imóveis residenciais e comerciais.

O projeto foi encaminhado à Câmara Municipal na quarta-feira e, após aprovação pelo Legislativo, a prefeitura informará prazos e documentação necessária para solicitação do benefício. Segundo os técnicos municipais, a previsão inicial de vencimento do IPTU é maio de 2020.

Em Sabará, prefeitura encaminhou projeto para dar isenção total de IPTU para casas e comércios atingidos pela chuva(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Em Sabará, prefeitura encaminhou projeto para dar isenção total de IPTU para casas e comércios atingidos pela chuva (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
A cidade já registra um óbito em decorrência das chuvas. Conforme divulga a prefeitura, trata-se de uma vítima de afogamento, ainda não identificado, do sexo masculino, localizado pela Polícia Militar. O corpo foi encontrado no Rio Arrudas, em General Carneiro.

Raposos


Em Raposos, também na Grande BH, o mutirão da limpeza está em ação, com retroescavadeira, caminhões, caminhões-pipa e ajuda de voluntários. No município cortado pelo Rio das Velhas, há 2.080 desalojados, 680 desabrigados, 40 casas interditadas e mais 10 condenadas.

Duílio Bernardino Silva, de 72 anos, aproveitou o sol de ontem para tentar secar o que sobrou após a enchente(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Duílio Bernardino Silva, de 72 anos, aproveitou o sol de ontem para tentar secar o que sobrou após a enchente (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)


Amanhã, o prefeito de Raposos, Sérgio Silveira Soares (PSB) irá a Brasília (DF), para encontro com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. O objetivo é pedir agilidade na liberação da verba, e a permanência da Defesa Civil Federal, na cidade.

Com o sol brilhando na manhã de ontem, muita gente aproveitou para secar a roupa, pendurando até na grade da frente da casa. “Temos que aproveitar as horas de tempo bom. Venham aqui dentro ver a situação”, convidou a equipe do Estado de Minas, para entrar na sua quitinete, na Rua Herval Silva, no Centro da cidade, o ferramenteiro aposentado Duílio Bernardino Silva, de 72 anos. Ele foi retirado de casa pelos bombeiros e conta que a água chegou quase ao teto. Pendurando a toalha na grade, revelou, com gratidão: “Essa aqui foi doada”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)