(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Água usada em cervejas da Backer está contaminada

Perícia do Ministério da Agricultura detecta substâncias tóxicas no líquido que compõe receita das bebidas. Além da Belorizontina, outros rótulos podem estar envenenados


postado em 16/01/2020 04:00 / atualizado em 15/01/2020 22:39

Glauco Bertoldo e Carlos Vitor Müller, do Mapa, durante a entrevista coletiva: o órgão federal mantém a determinação de recolhimento de todos os produtos do fabricante(foto: Noaldo Santos/Mapa)
Glauco Bertoldo e Carlos Vitor Müller, do Mapa, durante a entrevista coletiva: o órgão federal mantém a determinação de recolhimento de todos os produtos do fabricante (foto: Noaldo Santos/Mapa)


A perícia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encontrou as substâncias tóxicas monoetilenoglicol e dietilenoglicol na água usada na produção da cervejaria Backer, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O resultado aumenta a suspeita de que outros rótulos da empresa possam estar contaminados, e não somente a cerveja Belorizontina, associada à intoxicação de pelo menos 17 pessoas com a síndrome nefroneural e dois óbitos, um deles ontem, na capital mineira. Há três hipóteses em investigação: sabotagem, vazamento e uso inadequado das moléculas de monoetilenoglicol no processo de refrigeração do sistema.

Ainda não há resultados das análises das outras marcas produzidas pela Backer, mas o Mapa identificou sete lotes de Belorizontina contaminados – um deles com o rótulo Capixaba, nome dado à cerveja distribuída no Espírito Santo. A inspeção do órgão federal também constatou os agentes químicos em mais de um dos 70 tanques usados na fabricação das cervejas. Na terça-feira, a empresa informou que apenas o tanque 10 teria sido lacrado.

“Inicialmente, existia uma hipótese de que essa contaminação estivesse restrita a um lote de produção ou a um tanque. Fizemos uma análise e vimos que não estava restrita a um ou outro tanque, estava distribuída em diversos tanques. Dessa forma, passamos a abordar essa contaminação a uma etapa anterior à fermentação”, explicou o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Carlos Vitor Müller, em coletiva de imprensa em Brasília.

A indústria foi interditada pelo órgão federal na sexta-feira até que mostre condições seguras de funcionamento. O Mapa determinou também o recolhimento de todos os produtos e a proibição da venda das cervejas da Backer, que produz 22 rótulos. Na terça-feira, a força-tarefa que investiga o caso voltou à indústria, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para nova perícia.

Os técnicos do ministério identificaram moléculas de monoetilenoglicol e dietilenoglicol na água do tanque usado no resfriamento do mosto, a cerveja antes da fermentação. Essa mesma água é usada na composição das cervejas, conforme informações fornecidas pela própria Backer à força-tarefa. A reutilização da água é uma prática comum em indústrias cervejeiras. O que não se sabe é o motivo pelo qual o monoetilenoglicol e o dietilenoglicol estavam presentes na água usada nesse processo.

“Conseguimos identificar que a água contaminada por etilenoglicol está sendo utilizada no processo cervejeiro. O que a não gente não consegue ainda afirmar é de que forma ocorre essa contaminação nesse tanque de água gelada”, diz Müller.

FORA DO LUGAR Em tese, os dois agentes deveriam ser usados somente no sistema de serpentina que circunda o tanque de fermentação, uma etapa posterior da produção, onde também estavam presentes. As substâncias tóxicas são capazes de resfriar o líquido, sem provocar o congelamento. Até então, a investigação estava concentrada nos tanques de fermentação. “Sabotagem pode ocorrer, vazamento, utilização incorreta de monoetilenoglicol para melhorar o desempenho. Mas ainda não dá pra definir. Vamos trabalhar nessa investigação”, afirma Müller.

Outro mistério é porque a Backer informa usar apenas o monoetilenoglicol como fluido anticongelante, e não o dietilenoglicol. O coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Mapa explica que tanto pode ter ocorrido uma interação entre as moléculas no processo produtivo quanto durante a análise das amostras, como interferência do método usado em laboratório. De toda forma, as duas substâncias são tóxicas e não podem entrar em contato direto com a bebida.

“Diante do indício de que a contaminação por dietilenoglicol e monoetilenoglicol é sistêmica, ou seja, está presente no processo de fabricação da Backer, o Ministério determinou o recolhimento de todos os produtos da cervejaria e a suspensão da fabricação, pois outras marcas podem estar contaminadas também”, afirmou Glauco Bertoldo, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa. O ministério apreedeu 139 mil litros de cerveja engarrafada e 8.480 litros de chope na fábrica.

As notas fiscais mostram que a cervejaria adquiriu 15 toneladas do monoetilenoglicol a partir de 2018, com picos em novembro e dezembro de 2019. A quantidade é tratada com ressalvas pelo Mapa. Isso porque, de acordo com o órgão, como o sistema de refrigeração é fechado e, em princípio, não haveria justificativa para essa aquisição em grande escala. “Pode ser por causa do aumento da capacidade produtiva”.

NOTA DA BACKER Em nota, a cervejaria Backer reafirma que “nunca comprou nem utilizou o dietilenoglicol em seus processos de fabricação” e “reforça que a substância empregada pela cervejaria é o monoetilenoglicol”.  A empresa também informa que, nos últimos dois anos, precisou aumentar a compra de monoetilenoglicol para atender a demanda de ampliação constante da sua planta produtiva. No período, foram adquiridos 29 novos tanques de fermentação. Em entrevista na terça-feira, a diretora de marketing da Backer, Paula Lebbos, havia informado que a empresa adquiriu 20 novos tanques de fermentação em 2019, chegando a 70 “panelas”, o que representou um aumento de 40% da capacidade produtiva.

NÃO BEBA

Confira os lotes em que o Mapa encontrou o dietilenoglicol:

Belorizontina L2 1354
Belorizontina L2 1348
Capixaba      L2 1348
Belorizontina L2 1197
Belorizontina L2 1604
Belorizontina L2 1455
Belorizontina L2 1464


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)