Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte tem chuva forte e granizo nesta terça-feira

Temperatura máxima na capital ficou em 31,8°C. Defesa Civil fechou avenidas por causa de risco de transbordamento


postado em 14/01/2020 15:33 / atualizado em 14/01/2020 17:58

Chuva começou na capital por volta das 15h(foto: Clima Ao Vivo/Reprodução)
Chuva começou na capital por volta das 15h (foto: Clima Ao Vivo/Reprodução)

O tempo quente em Belo Horizonte dá licença para a chuva que promete refrescar a capital mineira nesta terça-feira. Nas regiões Leste, Centro-Sul, Noroeste e Oeste choveu extremamente forte com volume de precipitações acima de 5 milímetros. Segundo a Defesa Civil Municipal, foi registrada ocorrência de granizo no Bairro Paraíso, Região Leste e na Pampulha.

Por volta das 16h, o protocolo de bloqueio das avenidas Bernardo Vasconcelos, Vilarinho e Francisco Sá, foi acionado por causa da possibilidade de transbordamento dos córregos. O Córrego Cachoeirinha transbordou por volta das 16h30 e causou transtornos no decorrer da Avenida Bernardo Vasconcelos, entre as avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado. De acordo com a Defesa Civil, também houve transbordamento do Córrego Onça.

Ruas próximas ao Aeroporto da Pampulha também foram alagadas(foto: Reprodução/Redes Sociais)
Ruas próximas ao Aeroporto da Pampulha também foram alagadas (foto: Reprodução/Redes Sociais)


Durante a chuva, o Corpo de Bombeiros foi acionado para ocorrências de inundação e pessoas ilhadas na Avenida Antônio Carlos, Avenida Sebastião de Brito e Rua Argemiro Rodrigues Campos. No Bairro Jardim Alvorada, os bombeiros foram deslocados para atender o chamado de uma pessoa presa com quatro crianças dentro de uma casa que teria desabado.

Avenida Antônio Carlos teve pontos de alagamento(foto: Rafael Arruda/EM/D. A. Press)
Avenida Antônio Carlos teve pontos de alagamento (foto: Rafael Arruda/EM/D. A. Press)

Previsão do tempo

Nesta terça-feira, os termômetros atingiram a máxima de 31,8°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), trovoadas se isolaram na Serra do Curral com a possibilidade de se estender para toda região metropolitana de BH. 



Segundo o meteorologista Cléber Souza, a chuva é resultado do aumento da umidade com o declínio de temperatura. Para amanhã, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com previsão de chuva em toda Grande BH. A mínima fica em 20 graus e a máxima em 32°C.

Ainda segundo o Inmet, a previsão é que somente o Norte de Minas fique sem precipitações. No restante do estado a chuva também deve ocorrer no fim da tarde. “Essa é uma chuva típica de verão, as temperaturas sobem bastante e com umidade causam instabilidades”, explicou o meteorologista Cléber Souza.

Frio no fim de semana

Ainda de acordo com o meteorologista, uma frente fria deve chegar no estado nesta sexta-feira causando chuvas na região metropolitana de Belo Horizonte com mais frequência. “O aumento da umidade pode fazer chover o dia todo pelo menos até terça-feira”, completou Cléber.

Recomendações 

Durante a chuva de granizo, a Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda que a população siga algumas orientações:
  • Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo;
  • Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
  • Não fique no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;
  • Nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores;
  • Procure estacionar em um local seguro e coberto.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira 


Publicidade