(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Engenheiro de obra que desabou no Prado diz que situação estava normal

Responsável técnico da construção, Leonardo Bicalho Hubner Passos afirmou que "não sabe o que houve" e que se reunirá com projetistas. "Defesa Civil esteve presente e nos tranquilizou", disse


postado em 09/01/2020 11:43 / atualizado em 09/01/2020 15:12

(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA PRESS)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA PRESS)
A obra do Edifício São Francisco, na Rua Rio Negro, no Bairro Prado, na Região Oeste de Belo Horizonte tem alvará concedido pela Prefeitura de Belo Horizonte. Na madrugada desta quinta (9), por causas ainda desconhecidas, o muro e três cômodos de uma casa que fica nos fundos da obra desabaram, deixando os moradores da casa e toda a vizinhança assustados.

 

O engenheiro responsável técnico pela obra, Leonardo Bicalho Hubner Passos, falou à reportagem por telefone, e disse que "a Defesa Civil esteve presente e nos tranquilizou". Segundo ele, a visita foi realizada em outubro e, na mesma época, ele próprio tranquilizou a moradora Juliana Antunes, que já relatava a presença de rachaduras na casa.  "Não é fácil pra gente não. Tecnicamente não sei o que houve", afirmou. 

 

O engenheiro disse que se reunirá com os engenheiros que fizeram o projeto estrutural da obra para tentar identificar o que ocorreu. "Na retirada da terra, houve acomodação da terre. Pedi à moradora que monitorasse o aumento da trinca e falasse com a gente. Até ontem não tinha nada." 

 

Ele afirmou que arcará com a reconstrução da casa que desabou. "Vamos refazer o quintal dela. Não vou deixar de cumprir as responsabilidades e resolver o problema". Disse ainda que conversou com todos os afetados pelo desabamento.

 

A Defesa Civil confirmou que atendeu chamado em 28 de outubro com a finalidade de avaliação dos possíveis riscos construtivos. O órgão informou que "a vistoria da época constatou trincas e fissuras no muro de divisa e no piso do corredor de acesso aos fundos do imóvel. No momento da vistoria, as anomalias visualizadas foram classificadas como de risco baixo." Na época, o morador e o supervisor de obras foram orientados a adotar ações corretivas e a monitorar preventivamente para manter a segurança e estabilidade do local.

 

SITUAÇÃO DOS IMÓVEIS PRÓXIMOS ÀS OBRRAS

 

Rua Rio Negro, 74 -  Os moradores acionaram a Defesa Civil. A casa principal não foi afetada, imóvel liberado. A casa dos fundos desabou parcialmente, imóvel interditado.

 

Rua Rio Negro, 86 – A áreas de lavanderia e de churrasqueira desabou por completo. A estrutura do imóvel não foi afetada, imóvel liberado. 

 

Rua Rio Negro, 100 – A estrutura de fundações do prédio não foi afetada. Houve o desabamento de parte da garagem, área parcialmente interditada. O imóvel está liberado. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)