(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dez toneladas de drogas foram apreendidas em MG em 2019

Um dos destaques do ano foi a deflagração da Operação Caixa Forte, em agosto, que investigou os crimes de tráfico de drogas


postado em 02/01/2020 19:52 / atualizado em 03/01/2020 16:39

Cerca de dez toneladas de drogas foram apreendidas em Minas Gerais. Destas, 3 toneladas, sendo que 401 kg são de pasta base de cocaína, foram apreendidas em operação conjunta entre Polícia Civil de Minas Gerais e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) - que reúne, também, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), além dos Departamentos Penitenciários Nacional (Depen).

Um dos destaques do ano foi a deflagração da Operação Caixa Forte, em agosto, que investigou os crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro praticados por integrantes de uma facção criminosa.

A ação contou com a participação de 250 agentes públicos para o cumprimento de 145 mandados judiciais, sendo 52 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão e 45 mandados de sequestro de valores/bloqueio de contas bancárias, em 18 cidades e unidades prisionais de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. A operação foi considerada a maior do Estado em 2019 na repressão ao crime organizado.

A apreensão de 1,5 tonelada de maconha, 26 kg de pasta base de cocaína e 10,1 kg de insumos utilizados na preparação da droga em fevereiro, bem como a apreensão de outros 370 kg de pasta base de cocaína escondidos em um caminhão, no mês de março, foram importantes para o resultado.

Para o Delegado Murillo Ribeiro de Lima, que atua na base de Belo Horizonte, a ação conjunta entre os órgãos policiais permite o compartilhamento eficiente de informações. "Isso resulta em uma reposta qualificada de repressão ao crime organizado. Além das apreensões de drogas, a unidade realizou operações expressivas de combate à lavagem de dinheiro proveniente de diversos crimes, em especial aqueles praticados por facções criminosas", concluiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)