
Ao todo, 470 mandados de prisão e busca e apreensão estão sendo cumpridos em todas as regiões de Minas. Para a Delegada Bianca Prado, essas ações têm encorajado mulheres em situação de violência à denunciarem seus agressores. “Hoje em dia a gente tem cada vez mais mulheres tomando coragem de procurar os órgãos de segurança e fazer a denúncia. Ações como essa, que mostram a presença da polícia e mostram que existe sim punição, estimulam as vítimas a procurarem cada vez mais as delegacias”, explica.
Nesta terça-feira a ação foi voltada ao combate e a exploração ao abuso sexual infantil com o foco nas vítimas meninas. A operação culminou na prisão de oito pessoas. Sete em flagrante, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão residencial, onde foram encontrados materiais de pornografia infantil, e um em cumprimento de mandado de prisão por abuso sexual contra uma menor do sexo feminino.
A corporação vai divulgar o balanço da ação, denominada “Marias”— em referência à lei Maria da Penha — no início da tarde desta quarta-feira. Os alvos são autores de crimes como feminicídio, ameaça, estupro, lesão corporal e descumprimento de medidas protetivas.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira
