(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas METEOROLOGIA

Instabilidade e calor: veja a previsão do tempo na volta do feriado

Possibilidade de pancadas de chuva exige cautela dos motoristas nas estradas; a máxima estimada para hoje é de 30 graus


postado em 17/11/2019 10:03 / atualizado em 17/11/2019 12:25

Clima em BH (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Clima em BH (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

 

Muitos ainda estão curtindo o feriadão, mas é bom saber que a instabilidade climática prevista para hoje exigirá cautela dos motoristas na volta para a casa.

 

Segundo boletim da Defesa Civil, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva, trovoadas isoladas e rajadas de vento 50 km/h, válida para até 8h de segunda-feira (18). Na capital mineira, a temperatura mínima foi de 16°C e a máxima estimada é de 27°C. A umidade relativa mínima do ar ficará em torno de 55% na parte da tarde.  

 

Cléber Souza, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (5º distrito/Belo Horizonte), a preocupação maior é com o trâfego nas estradas das regiões Norte e Leste, onde as chuvas podem ser mais forte, porém localizadas.

 

 "Vale lembrar que a chuva passageira costuma deixar a pista escorradia, pois não 'lava' todo o óleo acumulado no asfalto", lembra.   

 

E a segunda-feira? 

Souza revela ainda que havia uma frente fria em Minas Gerais que já passou, subiu para a Bahia. Assim, a tendência para os próximos dias é ocorrer pancadas de chuva, associadas a calor e alta umidade. "Essa previsão vale para hoje e para a segunda-feira em todo o Estado. Com expectativa de chuvas mais significativas hoje e amanhã na região Norte", antecipa.  

 

O meteorologista acredita que a possibilidade de granizo não deve ser um problema nos últimos dias, "pois o fenômeno ocorre com mais frequência na chegada de uma frente fria". "Nos próximos dias, a previsão aponta para rajadas de vento e raios", aponta.  

 

Hoje, a mínima registrada doi de 8 graus, em Monte Verde, no município de Camanducaia, na região Sul.  Já a máxima prevista é de 36 graus, no Triângulo Mineiro.  

 

Para a semana que começa, a tendência é a temperatutra subir em Belo Horizonte.  "A máxima de domingo será de 30 graus, na segunda-feira de 31 graus, na terça bate os 32 graus. Podemos esperar muito calor", encerra Souza.   

 

 

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)