Publicidade

Estado de Minas

Sexta-feira tem chuva em BH; saiba onde vai chover no fim de semana

À tarde, BH registrou temperatura máxima de 33,1°C e mínima de 20°C. Pode chover no sábado e domingo deve chegar a 34°C


postado em 08/11/2019 17:34 / atualizado em 08/11/2019 17:57

Chuva na parte da tarde na Região Centro-Sul de BH(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)
Chuva na parte da tarde na Região Centro-Sul de BH (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)

O dia tão esperado da semana, sexta-feira, teve registro de chuva em Belo Horizonte. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu em todas as regiões da capital e em cidades da região metropolitana. Um alerta da Defesa Civil Municipal para pancadas de chuva é válido até às 8h de sábado.

Nesta sexta-feira, a capital registrou muitos raios e rajadas de vento a 45 km/h. Segundo Claudemir Azevedo, meteorologista do Inmet, o tempo instável causado pelo calor e alta umidade deve acabar neste fim de semana. “A tendência é diminuir um pouco a temperatura a partir de semana que vem, diminuindo a chance de chuva”, explicou.

Na tarde de sexta-feira, BH teve temperatura máxima de 33,1°C às 15h. A mínima durante a madrugada foi de 20°C. No sábado, o céu fica parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas. A máxima esperada é de 33°C.

Intensidade da chuva em BH às 16h21(foto: Defesa Civil de BH)
Intensidade da chuva em BH às 16h21 (foto: Defesa Civil de BH)


Segundo o Inmet, a chuva em BH não deve ocorrer no domingo, dando entrada a uma semana de tempo estável. O céu fica parcialmente nublado, com temperatura mínima de 18°C. Os termômetros ganham mais um grau na capital, atingindo os 34°C.

Chove em Minas
De acordo com o Inmet, o destaque no fim de semana fica por conta dos municípios do Sul de Minas, Campos das Vertentes e  Zona da Mata mineira. Por lá, a tendência é de chuvas fortes generalizadas. No Norte de Minas, o calor e tempo seco predomina, com os termômetros variando em torno de 40°C.

Recomendações

alerta de pancadas de chuva faz com que a Defesa Civil de Belo Horizonte divulgue também uma série de recomendações para a população durante a ocorrência de chuvas na cidade:
  • Redobre a sua atenção. Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199)
  • Se observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199)
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
 


Publicidade