(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chove em BH após calor; confira previsão do tempo para esta semana

Defesa Civil da capital emitiu alerta de pancadas de chuva


postado em 05/11/2019 15:15 / atualizado em 05/11/2019 17:36

Chuva na Região Centro-Sul de BH. Na imagem, a tempestade nos bairros Funcionários e Serra se aproxima do Centro da capital(foto: Fred Bottrel/EM/D.A. Press)
Chuva na Região Centro-Sul de BH. Na imagem, a tempestade nos bairros Funcionários e Serra se aproxima do Centro da capital (foto: Fred Bottrel/EM/D.A. Press)

Chuva e raios voltaram a Belo Horizonte nesta terça-feira mesmo com o calorão. De acordo com a Defesa Civil municipal, a chuva não deve se prolongar durante a noite. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram temperatura máxima de 34ºC e mínima de 22ºC na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

 

Os belo-horizontinos que se acostumem, pois o calor não vai dar trégua esta semana. Nos próximos dias, a temperatura tende a se elevar, mesmo com a ocorrência de precipitações. “No momento passa pela capital, uma área de instabilidade que é resultado do aquecimento e alta umidade da atmosfera, gerando as chuvas. Elas se dissipam rapidamente”, explicou o meteorologista Cleber Souza. 

 

O meteorologista informou que nesta quarta-feira as chuvas tendem a ser mais fortes por causa de uma frente fria. Ela vem do Rio de Janeiro e passará pelo estado causando chuvas mais longas e mais fortes.


A previsão é de céu parcialmente nublado com sol pela manhã e pancadas de chuvas e trovoadas à tarde. Temperaturas poderão chegar a 36ºC e mínimas de 22ºC, enquanto que a umidade relativa do ar alcançará porcentagens mínimas de 25%. 

 

Chove na Região Centro-Sul da capital(foto: Frederico Teixeira/EM/D.A. Press)
Chove na Região Centro-Sul da capital (foto: Frederico Teixeira/EM/D.A. Press)

Interior 

 

A chuva chegou também ao Triângulo Mineiro e deixou rastros de destruição nesta terça-feira. O Corpo de Bombeiros de Araguari atendeu ocorrências de árvores que foram arrancadas pela raiz por causa das chuvas fortes. 

 

Chuvas causam destruição em Araguari, no Triângulo(foto: CBMG/Divulgação )
Chuvas causam destruição em Araguari, no Triângulo (foto: CBMG/Divulgação )

“A possibilidade é que continue a chover pelas regiões do Triângulo, Oeste, Sul, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte ao longo da semana” explicou o meteorologista. 

 

Segundo Cleber Souza, a temperatura mais alta do estado constatada nesta terça foi 42,4ºC em Araçuaí, na Região do Jequitinhonha-Mucuri, e em Salinas, na Região Norte, a umidade relativa do ar chegou a 11%.


 

A previsão é de que as temperaturas continuem altas na Regiões Norte e Leste com a sensação de abafado e sem previsão de chuvas para quarta (6). 

 

 

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)