
Sem rodeios e em bom Português, estudantes do colégio Loyola se manifestaram contra a anulação de uma prova aplicada nessa segunda-feira (7) aos alunos do 2º ano do Ensino Médio . O cancelamento se deu a pedido de um grupo de pais, indignados com o fato de o exame de Língua Portuguesa trazer questões baseadas em textos do escritor Gregório Duvivier e do cientista político Mathias Alencastro, ambos publicados em agosto deste ano na Folha de São Paulo. A direção do colégio informou que o a nova avaliação será facultativa.
Divulgada na manhã desta quinta-feira (10), a nota de repúdio reúne mais de 400 assinaturas e contesta as alegações dos pais - acatadas pela escola jesuíta -, de que conteúdo da avaliação é “partidário” e inadequado para adolescentes. “Algumas famílias da comunidade Loyola parecem ver na pluralidade uma ameaça à qualidade de ensino, tão prezada pela instituição, e aos valores pessoais dos alunos, aparentemente frágeis e manipuláveis. Esse tipo de pensamento, retrógrado e conservador, foi uma alavanca para o episódio que ocorreu no começo da semana”, diz o documento.
NOTA DE REPÚDIO DOS ALUNOS E ANTIGOS ALUNOS DO COLÉGIO LOYOLA pic.twitter.com/5Lz3N1KHhW
%u2014 Beatriz (@biaaamiranda) October 9, 2019
Colégio Loyola em BH usou um texto meu numa prova e um grupo de pais de direita conseguiu cancelar a prova. Sinto muito pelos professores e alunos da escola. Dia 1 estou indo a BH, se quiserem encontrar pra debater a crônica e a censura.
%u2014 Gregorio Duvivier (@gduvivier) October 10, 2019
Vamos marcar esse encontro. Dia 2 to em BH https://t.co/x7J4dnq6ck
%u2014 Gregorio Duvivier (@gduvivier) October 10, 2019
Repúdio
O documento faz ainda uma defesa da liberdade de expressão, além de denunciar o que classifica como ataques direcionados ao corpo docente e ameaça a autonomia dos professores em sala de aula.
Na percepção de Maria Fernanda Paixão Lages, aluna do 2º ano do Ensino Médio, o clima entre os funcionários do colégio após o polêmico episódio é de certo receio. "A professora de Português responsável pela prova apenas nos comunicou sobre a anulação do exame, sem comentar muito a respeito. Os outros professores só falam sobre o assunto quando nós questionamos. Nós fizemos isso e eles se posicionaram todos a favor da professora, assim como nós", diz a adolescente.
"Decisão técnica"
De acordo com Freitas, a decisão de anular a avaliação não configura endosso às críticas feitas pelos pais dos estudantes ao texto de Duvivier - a mãe de um aluno (que pediu anonimato para preservar o filho) escreveu uma carta endereçada à direção classificando a obra de panfletária, além de "mal escrita", "rasa", salpicada por termos chulos e abordagem inadequada sobre suicídio.
O dirigente nega que a escola tenha cedido à pressão do grupo conservador. Ele argumenta que a decisão de cancelar a avaliação foi técnica, calcada em um documento elaborado pelo colégio que norteia a abordagem de temas sociais em sala de aula. As provas, conta o diretor, passam pelo crivo de pelo menos dois profissionais antes de serem aplicadas. Freitas identifica que, no caso do exame em questão, houve uma falha nos processos internos do Loyola, o que fez com que o material chegasse aos alunos sem oferecer também um contraditório ao ponto de vista dos autores Gregório Duvivier e Mathias Alencastro.
"Em tempos de polarização, entendemos que o cuidado dispensado à abordagem de questões políticas deve ser intensificado. No caso da elaboração dessa prova, reconhecemos que nos faltou essa prudência - acredito que em função do nosso final de ano atribulado. Por isso, vamos oferecer uma nova versão do exame, que incluirá também textos com visões divergentes do Duvivier e do Alencastro", explica Freitas.
Questionado sobre o clima de receio de retaliação e perseguição denunciado por estudantes e outros membros da comunidade escolar, o diretor nega que o espisódio vá gerar qualquer tipo de punição e exalta a iniciativa dos autores da nota de repúdio. "Nós não esperávamos outra outra coisa dos nossos alunos. Se eles não se posicionassem, não seriam alunos do colégio Loyola, pois a formação de seres humanos críticos é uma de nossas premissas".