Publicidade

Estado de Minas

Ações educativas encerram programação da Semana Nacional de Trânsito em BH

Iniciativa tem o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito


postado em 25/09/2019 13:37 / atualizado em 25/09/2019 14:20

(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Com o objetivo de informar motoristas, pedestres e motociclistas sobre a importância de respeitar as regras de trânsito, na manhã desta terça-feira, a Praça Diogo Vasconcelos, localizada na Região da Savassi, recebeu diversas atividades de conscientização no último dia da Semana Nacional de Trânsito.

O alerta visa conscientizar sobre os perigos da combinação álcool/drogas e direção, a importância do uso correto do cinto de segurança, no transporte adequado de crianças nos veículos, e a responsabilidade de todos na redução de acidentes. De janeiro a agosto deste ano, foram registrado 6% de aumento nos números de acidentes em Minas e 11% em Belo Horizonte, comparado ao mesmo período do ano passado.
 
As ações fazem parte de uma parceria entre Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da sua Coordenação de Trânsito, e o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
 
O subsecretário de inteligência e atuação integrada da Sejusp, General Nilton Moreno, comemorou o sucesso das ações durante a semana: “Foram uma série de atividades, seminários, workshops, palestras, inclusive com a realização de blitz em 31 municípios. Hoje estamos aqui para comemorar nesta grande festa popular ao lado das nossas forças policiais para que juntos possamos chamar a atenção de pedestres, motoristas e motociclistas para que haja uma redução nos acidentes de trânsito”, afirma.
 
Durante as comemorações de encerramento, o público pôde participar de diferentes ações simultâneas, como apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros; a presença da base móvel do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e ações educativas voltadas para as crianças. Também houv distribuição de antenas protetivas para motociclistas e orientações a respeito dos riscos do uso de linhas cortantes. Além disso, quem passou pela praça ainda pode participar de uma simulação em realidade virtual alertando para os perigos da mistura álcool e trânsito. 
 
* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira 


Publicidade