(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas em extremos: Defesa Civil faz alerta de tempo seco e pancadas de chuva

Umidade relativa do ar chegou a 10% em São Romão, no Norte do estado. Por outro lado, no Triângulo Mineiro, a previsão é de pancadas de chuva forte


postado em 20/09/2019 19:05 / atualizado em 20/09/2019 19:28

(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)

Dois alertas emitidos pela Defesa Civil de Minas Gerais no mesmo dia mostram que o estado vai viver extremos no clima nos próximos dias.  Enquanto alguns municípios terão calor de 42°C, e umidade do ar em 10%, outros poderão ter pancadas de chuva forte, com acumulado entre 20mm e 40mm, acompanhadas de raios.

O alerta de chuva vale para o fim da tarde, em cinco municípios, na Região do Triângulo Mineiro: Carneirinho, Frutal, Itapagipe, Iturama e São Francisco de Sales. Mudança brusca no clima, pois, nesta sexta-feira, a umidade relativa do ar ficou em torno de 15%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O índice é considerado estado de alerta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana não há previsão de chuva. A capital mineira não tem precipitações significativas desde 14 de junho. Os moradores devem se preparar, já que a previsão para o fim de semana ainda é de tempo seco e estável.

Em algumas regiões, o clima foi de deserto nesta sexta-feira. A umidade do ar ficou abaixo dos 12%, no Noroeste, Norte e Triângulo. No Norte, em São Romão, a situação foi crítica e os moradores tiveram que conviver com o índice de 10%, o menor registrado em Minas.

A montanha russa climática, segundo o instituto, se deve às mudanças no transporte de umidade ao longo da semana. O aumento de uma massa de ar quente fez a umidade do ar despencar. Na quarta-feira, a umidade na capital chegou a 12%, a menor do ano, devido à passagem de uma frente fria que fez o índice aumentar no Sul e Centro-Oeste de Minas, trazendo possibilidade de chuva e alívio no desconforto por causa do tempo seco em algumas regiões.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)