(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RIO PARAOPEBA

Largada para recuperar captação


postado em 05/09/2019 04:00


O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) autorizou a Copasa a construir sistema de captação de 5 mil litros de água por segundo do Rio Paraopeba para abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em portaria publicada ontem, o órgão do governo estadual informou que o recolhimento será feito 2,3 quilômetros acima do ponto atingido pelos rejeitos da Barragem 2 da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. A nova estrutura substitui a captação arrasada pela tragédia de 25 de janeiro. Com isso, o governo do estado garante que as condições do abastecimento anteriores à catástrofe serão retomadas.

Os custos das obras serão bancados pela mineradora Vale, responsável pela barragem que se rompeu. O sistema será composto por 13,4 quilômetros de redes adutoras com 1,5 mil milímetros de diâmetro e seis conjuntos motobombas. Esses últimos equipamentos terão vazão de 1 mil litros por segundo e potência de 2.750 cavalos (CV). Com isso, a água será bombeada até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Manso, situada em Brumadinho.

As intervenções devem começar em setembro e as obras têm previsão de conclusão de 12 meses. As obras já haviam sido acordadas entre as autoridades e a Vale em 8 de julho. O documento foi assinado em audiência em Belo Horizonte, com a participação dos ministérios públicos Federal e de Minas Gerais, da auditora Aecom, da Copasa e do governo estadual, além da mineradora.

O acordo prevê que todas as intervenções, que serão feitas pela Vale e pela Copasa, serão auditadas pela empresa Aecom. Os serviços dessa companhia serão pagos pela mineradora responsável pela represa da Mina de Córrego do Feijão. Além disso, a Vale terá que indenizar qualquer morador que precisar de ser removido de sua casa durante as obras.

Quando assinou o acordo, a Vale informou que “a empresa se compromete a contratar uma auditoria externa para analisar o projeto de construção de um sistema alternativo de abastecimento de água para a Região Metropolitana de Belo Horizonte”. Também ressaltou que “vem mantendo reuniões periódicas com a concessionária e demais autoridades para discutir as medidas necessárias à continuidade do abastecimento nos municípios afetados pelo rompimento da Barragem 1”.

HISTÓRICO No dia da tragédia, a Copasa suspendeu a captação de água no Rio Paraopeba. Desde então, a Grande BH vem sendo abastecida por outras três represas do Sistema Paraopeba: Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores – em condições normais, o sistema capta 11 mil litros de água por segundo.

O fornecimento em BH também se mantém pela captação do Rio das Velhas, que é responsável por 49% da Região Metropolitana e 70% da capital mineira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)