(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aeroporto de Confins abre posto de vacinação emergencial contra o sarampo

Aumenta o estado de alerta depois de confirmada a primeira morte por sarampo no Brasil, ocorrida em São Paulo


postado em 29/08/2019 12:49 / atualizado em 29/08/2019 13:48

(foto: Edésio Ferreira/EM/DA PRESS)
(foto: Edésio Ferreira/EM/DA PRESS)
Depois de a primeira morte ser confirmada no Brasil por sarampo, subiu o nível de alerta contra a doença. No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Secretaria de Estado da Sáude de Minas Gerais (SES-MG) montou sala de vacinação para a amplicação da vacina contra o sarampo.

 

No primeiro dia de funcionamento nesta quinta (29), a procura ainda era pequena conforme constatou a reportagem. Não se formaram filas e o atendimento era feito em menos de cinco minutos. "A divulgação mais pesada da BH Airport começa na segunda-feira. A gente entende que a demanda vai ser progressiva", afirma Janaína Fonseca Almeida, diretora de vigilância de agravos transmissíveis da SES-MG.

 

A sala de vacinação temporária funcionará por 15 dias, de segunda a sexta, de 9h às 16h.  A imunização é voltada para passageiros que circulam pelo aeroporto e a população aeroportuária formada por quem trabalha no local. "O ideal é que as pessoas tragam o cartão. A vacinação é seletiva e registros anteriores deverão ser avaliados. Se não tiver o cartão em lugar nenhum, perdeu, não tem mais, a pessoa vem e toma uma dose", informa Janaína.

 

No primeiro dia, a maior parte das pessoas  que se vacinaram era formada por pessoas que trabalham no aeroporto. É o caso da farmacêutica Maria Bernadete de Andrade, de 47 anos, que trabalha no posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela resolveu se vacinar por ter muito contato com passageiros. "A gente atende muito aviões e recebe muitos passageiros", disse. Como ela não se recorda se já se imunizou contra o sarampo, não quer se arriscar ao contágio por falta de cobertura vacinal. "Não me lembro se tive sarampo e, como perdi o cartão, vim para receber a vacina", afirma.

 

A diretora da vigilância lembra do surto da doença em São Paulo e explica a importância de um posto de vacinação em locais como aerportos: "pela circulação de pessoas e pelo contato extremo externo que a população aeroportuária tem com estrangeiros e com pessoas de outros estados, levando em consideração que temos surto grande de sarampo no estado de São Paulo. Esse fluxo de pessoas propicia maior chances de transmissão", completa. 

 

O gerente de vendas Alisson Campos se vacinou antes de embarcar para viagem a São Paulo. A preocupação tem o objetivo de proteger os filhos. "Tenho dois filhos, um de 2 anos e meio, que está coberto pela vacina. Tenho um de 9 meses que não pode receber a vacina esta semana pelo fato de ele estar com  conflito de vacinas, tem que esperar 30 dias. Viajo para São Paulo, que tem um foco de sarampo, por isso procurei me proteger para proteger meus filhos", afirmou.  Ele aprovou o processo de vacinação, classificado como simples e rápido. "Não doi e não tem efeitos colaterais. Tem que fazer para se proteger", afirma.  

 
ESQUEMA VACINAL

- Podem ser vacinadas crianças a partir de 6 meses de idade. De 6 a 11 meses, a criança toma uma dose zero. Com um ano, vacina novamente e, aos 15 meses, recebe a dose de reforço

- Até 29 anos a pessoa tem que ter pelo menos duas doses no cartão

- De 29 a 49 anos, a pessoa tem que tomar uma dose

 

Fonte: SES-MG 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)