Publicidade

Estado de Minas

BH registra 11°C neste domingo; tarde deve ser com tempo seco

Umidade relativa do ar deve ficar próxima a 30% na tarde deste domingo, o que é considerado estado de atenção e pode provocar danos à saúde


postado em 28/07/2019 10:07

Céu amanheceu sem nenhuma nuvem em Belo Horizonte(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
Céu amanheceu sem nenhuma nuvem em Belo Horizonte (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)

Como característico nesta época do ano, o amanhecer em Belo Horizonte neste domingo foi com frio. A temperatura mínina registrada na capital mineira foi de 11°C, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Durante a tarde, os moradores devem ter cuidado com o tempo seco. A umidade relativa do ar deve ficar próxima a 30%, o que é considerado estado de atenção e pode provocar danos à saúde.

A temperatura deve aumentar aproximadamente 15 graus durante a tarde. A previsão é que a máxima fique em torno de 25 °C na cidade. A umidade relativa do ar deve ficar baixa. Os índices devem chegar até 30%. Nesse sábado, ficou em 32%, registrado na Região da Pampulha.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. O índice considerado ideal é de 60%. Com o tempo seco, alguns cuidados devem ser tomados pelos moradores para evitar danos a saúde.

O período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido.

Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.


Publicidade