(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casa onde viveu Guimarães Rosa é demolida em Belo Horizonte, diz moradora

Imóvel ficava na esquina da Rua Leopoldina com Congonhas, no Bairro Santo Antônio, e foi demolido junto com outras 12 casas tombadas pelo patrimônio municipal


postado em 25/07/2019 09:15 / atualizado em 25/07/2019 12:46

(foto: Reprodução Facebook Juliana Duarte )
(foto: Reprodução Facebook Juliana Duarte )
Guimarães Rosa é considerado o maior escritor brasileiro do século XX. E, um dia antes da comemoração do Dia do Escritor, lembrado nesta quinta-feira,25 de julho, a casa onde o romancista viveu em Belo Horizonte, começou a ser demolida. O imóvel, que ficava na esquina das ruas Leopoldina e Congonhas, no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-sul, pode vir abaixo junto com outras 12 casas que eram tombadas pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município da capital. 

Há cerca de quatro anos, as casas foram vendidas a uma construtora que pretende erguer no local um empreendimento de 27 andares. Na época, houve impasse entre a Secretaria Municipal de Regulação Urbana e a Construtora Canopus. Em ruínas, as casas foram cercadas por tapumes e permaneceram assim até a manhã dessa quarta-feira, quando a construtora começou a demolição. 

A casa onde viveu Guimarães também abrigou o Bar do Lulu, que foi fechado em 1999, sendo um dos mais famosos pontos de encontro da noite belo-horizontina. O imóvel ainda foi cenário para a produção do filme “O menino maluquinho”, de Helvécio Ratton.

Após a venda para a construtora em 2015 surgiu o movimento "Salvem a casa de Guimarães Rosa em Belo Horizonte". No Facebook, a página reúne mais de seis mil pessoas, entre historiadores e escritores que defendiam a manutenção da casa. 

Na rede social, Juliana Duarte publicou um desabafo acompanhado das imagens da demolição. "Uma rua inteirinha virando cenário. Tão triste quanto os buracos da mineração é este acordo das construtoras com o patrimônio. Na primeira casa ali, bem na esquina da rua Congonhas com rua Leopoldina morou Guimarães Rosa. É assim que cuidamos da nossa história?", questionou a belo-horizontina. 

Na manhã desta quinta-feira, o post já havia sido compartilhado mais de 100 vezes e recebido inúmeros comentários como: "Não podemos deixar passar. Eles chegam começam a destruição e não dão nem uma satisfação à população. É muito absurdo o desrespeito com a memória e com as pessoas. Eu gostaria de saber pelo menos qual será o destino dessas ruínas", dizia um dos usuários da rede social. "É a especulação imobiliária. O bairro Santo Antônio é muito valorizado. Mas o patrimônio cultural da cidade, a nossa memória, vale muito mais", diz outro. 
 
 
 
Em nota, a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte negou que a casa esteja sendo demolida e disse que os imóveis "foram tombados pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município – CDPCM em 22/08/2007, com publicação no DOM em 30/08/2007. O Conselho aprovou projeto de restauração elaborado pela Construtora Canopus para o local, com uma série de diretrizes que preservam e valorizam o imóvel. O projeto está sendo executado. Nenhuma casa foi demolida - todas estão sendo restauradas de acordo com projeto aprovado pelo Conselho".  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)