(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Frio continua, mas tendência é de aumento gradual da temperatura ao longo da semana

Meteorologista explica por que há uma grande variação da temperatura em um mesmo dia


postado em 10/06/2019 17:57 / atualizado em 10/06/2019 19:07

Apesar de aumento na temperatura, agasalho deve continuar na bolsa(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Apesar de aumento na temperatura, agasalho deve continuar na bolsa (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O frio deve começar a dar uma trégua nos municípios mineiros ao longo da semana; no Norte de Minas, a temperatura pode chegar inclusive a 33ºC. Apesar da mudança climática, o agasalho deve continuar na bolsa, já que o aumento de temperatura previsto é gradual. Em algumas regiões, há previsão até de chuva.  

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Belo Horizonte, a expectativa é de céu parcialmente nublado durante toda a semana. Mesmo com as nuvens, não deve chover.

Quanto às temperaturas, o Inmet alerta que a máxima deve chegar aos 25ºC, mas a mínima pode ir subindo ao longo dos dias e na sexta-feira deve atingir os 14ºC. Nesta segunda-feira, a mínima na capital mineira foi de 11,3ºC. 

Se não há registro de chuva em BH, ela deve ocorrer em quatro regiões do estado. Segundo o Inmet, uma chuva fraca deve atingir os municípios do vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, além da Zona da Mata.

O frio também continuará nessas regiões, mas a previsão é de que a temperatura máxima aumente a cada dia; em Teófilo Otoni, na Região do Vale do Jequitinhonha-Mucuri, a terça-feira deve registrar até 30ºC durante a tarde.   

No Sul de Minas a previsão é de que o clima permaneça no mesmo ritmo (frio durante as noites e madrugadas e calor durante os dias). A previsão do Inmet é que os habitantes do municípios da Serra da Mantiqueira devem conviver com uma grande variação da temperatura nesta semana - mínima de 3ºC e máxima de 26ºC.   

Nesta segunda-feira, a vegetação de Maria da Fé amanheceu coberta de gelo mais uma vez. A estação do Inmet na cidade registrou 2,8°C no fim da madrugada. Nas redes sociais, moradores do município divulgaram valores ainda menores, como 0,6°C no Bairro Sítio da Lage e 0,8°C no Bairro Reserva. 
 
Apesar dos registros recentes, os meteorologistas do Inmet descartam a possibilidade de uma nova geada na região. 

Por que essa grande variação na temperatura?


De acordo com o meteorologista do Inmet Claudemir de Azevedo, essa variação na temperatura durante o mesmo dia é normal, principalmente nesse período do ano (chegada do inverno). A explicação dessa dinâmica seria uma massa de ar frio que se espalha por toda Região Sudeste do país.

“A massa de ar é uma bolha que atinge uma determinada região. Nesse caso, é um ar frio que vem da Região Sul do Brasil para substituir o ar mais quente que estava presente”, afirmou.

De acordo com ele, entre as 6h e 18h o clima fica mais quente, devido à maior presença da radiação solar. Já à noite, com o pôr do sol, a tendência é a temperatura cair.

“É um ciclo. Quando o sol chega por volta das 6h, ele vai esquentando a região e normalmente atinge seu ápice por volta das 15h. Depois disso, a temperatura começa a cair e quando dá 5h do outro dia, a temperatura costuma ser a mínima.”



* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)