Publicidade

Estado de Minas

Monte Verde e Maria da Fé têm novo recorde de frio e geada

Sul de Minas voltou a registrar as menores temperaturas do estado. No distrito de Monte Verde, temperatura chegou a 0,3ºC na madrugada


postado em 27/05/2019 10:40 / atualizado em 27/05/2019 10:46

Em Monte Verde, distrito de Camanducaia, gramado amanheceu coberto de gelo(foto: Nelson Pacheco/Divulgação)
Em Monte Verde, distrito de Camanducaia, gramado amanheceu coberto de gelo (foto: Nelson Pacheco/Divulgação)


Pela terceira vez em menos de uma semana, o Sul de Minas registrou as menores temperaturas do estado durante o ano. Nesta madrugada, os termômetros mostraram índices abaixo de zero em algumas regiões. Também houve geada. 

Em Monte Verde, distrito de Camanducaia, os termômetros chegaram a marcar 0,3ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nas fotos, é possível ver que um dos termômetros registrou -2ºC. Foi a região mais fria de todo o estado na madrugada. 

Em Monte Verde, termômetro na rua mostrava temperatura abaixo de zero(foto: Nelson Pacheco/Divulgação)
Em Monte Verde, termômetro na rua mostrava temperatura abaixo de zero (foto: Nelson Pacheco/Divulgação)


De acordo com a estação meteorológica do Inmet no município de Maria da Fé, a temperatura mínima chegou a 3ºC. Em outros bairros, a temperatura chegou a -0,7ºC, na região do Bairro Lage. Já no Bairro Reserva, também em Maria da Fé, os termômetros chegaram a -0,7º. No Campo Experimental da Epamig, as plantas congelaram.

Em Maria da Fé, plantas chegaram a congelar com o frio(foto: Pedro Henrique Abreu Moura/Epamig)
Em Maria da Fé, plantas chegaram a congelar com o frio (foto: Pedro Henrique Abreu Moura/Epamig)


(foto: Pedro Henrique Abreu Moura/Epamig)
(foto: Pedro Henrique Abreu Moura/Epamig)


A queda na temperatura é feito de uma massa de ar frio que atua sobre Minas Gerais. No fim de semana, ela fez a temperatura mínima em Belo Horizonte cair para 13°C. Nesta segunda-feira, segundo a Defesa Civil da capital, houve uma ligeira elevação: 16°C. A máxima não deve passar dos 27°C, com umidade relativa do ar em torno de 35%. 



No domingo, o meteorologista Jorge Luiz Moreira, do Inmet, informou ao em.com.br que o sistema deve perder força ao longo da semana. “Esta massa ainda vai atuar na próxima madrugada. As temperaturas vão continuar baixas e ao longo da semana gradualmente ela perde força. Haverá uma ligeira elevação das mínimas a partir de terça”, informou Moreira. 


Publicidade