(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Caso de meningite bacteriana é confirmado em Nova Lima

Doença foi diagnosticada em uma criança, já hospitalizada


postado em 23/04/2019 16:47 / atualizado em 23/04/2019 18:47

SUS disponibiliza vacinas para proteção contra alguns tipos virais e bacterianos da doença(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
SUS disponibiliza vacinas para proteção contra alguns tipos virais e bacterianos da doença (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
Na véspera do Dia Mundial de Combate à Meningite, lembrado em 24 de abril, um caso de meningite bacteriana foi confirmado na tarde desta terça-feira, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a prefeitura, a criança diagnosticada com a doença se encontra hospitalizada e evolui estável com melhora clínica.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Nova Lima, todas as medidas de vigilância foram tomadas. Entre elas, estão o acompanhamento da criança, avaliação do histórico vacinal, profilaxia dos contatos íntimos e vigilância de novos casos. Os sintomas apareceram na pessoa em 6 de abril.

Até o momento, não há notificação de outros casos relacionados em Nova Lima. Por esse motivo, não há situação de surto ou epidemia da doença na cidade.

A doença

A doença é considerada endêmica no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas para proteção contra alguns tipos virais e bacterianos da moléstia. Algumas fórmulas não são ofertadas pela rede pública, apenas por laboratórios privados. Porém, o preço pode variar entre R$ 368 e R$ 595 por dose – podem ser necessárias até quatro doses.

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, conhecida como meninges. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.

As meningites bacteriana e viral se diferem principalmente pelo seu grau. A maior parte das meningites virais é mais benigna e evolui sem tratamento. Já as bacterianas podem ser graves e necessitam de tratamento imediato com antibióticos.

No SUS estão disponíveis doses que protegem contra alguns agentes causadores da doença. Entre elas está a BCG (meningite tuberculosa), a tríplice viral (meningite por sarampo, rubéola e caxumba), a vacina contra catapora (meningite por varicela), a vacina pentavalente (meningite por Haemophilus influenzae b em crianças abaixo de 5 anos de idade), a vacina meningocócica C conjugada (meningite meningocócica do tipo C) e vacinas pneumocócicas conjugadas 10 valente (meningite pneumocócica/10 tipos). O grupo corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país.

Sintomas

A meningite viral apresenta sintomas parecidos com os da gripe e resfriados. A doença é comum em crianças. Elas ficam um pouco amolecidas e irritadas, têm febre e se queixam de dor de cabeça.
 
Já os sintomas mais característicos dos pacientes com meningite bacteriana são: febre alta, mal-estar, vômitos, dor de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, certas vezes, manchas vermelhas pelo corpo.

* Estagiário sob supervisão da redação do Estado de Minas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)