Publicidade

Estado de Minas

Três cidades mineiras simulam rompimento de barragem neste domingo

Exercícios vão acontecer em Nova Lima, Raposos e Itabirito e têm o objetivo de treinar 11 mil pessoas para os procedimentos em caso de ruptura de reservatórios de risco da mineração


postado em 31/03/2019 08:26 / atualizado em 31/03/2019 11:00

Reuniões preparatórias antecedem os exercícios práticos, como atividade que ocorreu em Raposos(foto: Defesa Civil de Minas Gerais/Divulgação)
Reuniões preparatórias antecedem os exercícios práticos, como atividade que ocorreu em Raposos (foto: Defesa Civil de Minas Gerais/Divulgação)
Três cidades de Minas Gerais terão simulados na tarde deste domingo para treinar a população de cerca de 11 mil pessoas sobre o que fazer em caso de rompimento de barragens da mineração. Os exercícios estão marcados para às 15h nos três municípios: Nova Lima e Raposos, na Grande BH, e Itabirito, na Região Central. No caso de Nova Lima o simulado será feito em Honório Bicalho.

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, os simulados são necessários pela elevação do fator de risco de três barragens, todas da Vale, nas cidades de Nova Lima e Ouro Preto. Os reservatórios são B3/B4, de São Sebastião das Águas Claras (distrito de Nova Lima conhecido como Macacos) e Forquilha I e III, em Ouro Preto.

O capitão Herbert Aquino, da Defesa Civil estadual, explicou que todas as famílias foram removidas da chamadas zonas de autossalvamento quando o nível de risco foi elevado de 1 para 2. Mas com a ativação do nível 3, o risco de ruptura é iminente, o que exige o treinamento das pessoas que ocupam as chamadas zonas secundárias para a saída antes da chegada de uma possível onda de lama.

Em caso de rompimento desses reservatórios, a lama demoraria 1h03 para chegar à região de Honório Bicalho, 1h36 para chegar em Itabirito e 1h46 para atingir Raposos. "Apesar dessas informações não há motivo para pânico, pois os tempos são suficientes para que possamos fazer uma evacuação com segurança e organização", diz o militar. Durante o período de preparação para o simulado, foram feitas 14 reuniões e hoje às 15h será realizado o exercício prático, simultaneamente nas três cidades.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade