(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cem casas atingidas pela lama foram vistoriadas em Brumadinho

Comprovação de que a casa foi atingida também garantirá a a liberação de saques do FGTS


postado em 15/02/2019 18:22 / atualizado em 15/02/2019 19:00

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 02/02/2019)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 02/02/2019)
Cerca de 100 casas atingidas pela lama da barragem de Brumadinho, na Região Metropolitana de BH, foram vistoriadas pelas Defesa Civil até a tarde desta sexta-feira. Com isso, a expectativa do retorno das pessoas as suas casas aumenta. A informação foi repassada em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira.

De acordo com o tenente-coronel e porta-voz da Defesa Civil, Flávio Godinho, 45 laudos já foram emitidos e devem ser entregues nos próximos dias. "A expectativa é que algumas pessoas possam voltar para suas casas. Outras ainda debem permanecer nos hotéis", explicou o porta-voz. 

A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores que tiveram suas casas afetadas.

Atualmente, a Lei 8.036/1990, que trata do FGTS, permite que os beneficiários movimentem suas contas em caso de “necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural”. Desde o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, Minas Gerais, em 2015, esse tipo de acidente passou a ser equiparado a desastre natural para que as vítimas pudessem movimentar esses recursos.

Por isso, “é importante comprovar que a casa foi atingida pela lama, um dos critérios necessários para que as pessoas possam ter acesso.”

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)