(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temporal atinge Norte de Minas e deixa estragos na região; veja vídeo

Francisco Sá é a cidade mais afetada com ruas alagadas, asfalto danificado e queda de árvores


postado em 05/02/2019 15:55 / atualizado em 05/02/2019 16:43


Após enfrentar um longo período de seca, o Norte de Minas recebeu nesta terça-feira uma forte chuva que causou estragos. Em Francisco Sá, uma das cidades mais atingidas pelo temporal, ruas foram alagadas e danificadas.

O temporal começou por volta das 5h e permaneceu até às 9h, segundo moradores. Várias casas foram invadidas pela água, que também atingiu uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Bairro José Maria Alkimin.

“Foi essa madrugada que começou e em poucos minutos de chuva arrasou a cidade e os carros que estavam na rua. No Parque dos Namorados, que é o parque da cidade, na entrada os carros ficaram boiando”, relatou uma moradora.

Chuva deixa estrada vicinal intransitável em Francisco Sá, no Norte de Minas(foto: Reprodução/Whatsapp)
Chuva deixa estrada vicinal intransitável em Francisco Sá, no Norte de Minas (foto: Reprodução/Whatsapp)
O Bairro São Jorge foi um dos mais prejudicados. Também houve estragos na Zona Rural, onde estradas vicinais ficaram praticamente intransitáveis.

O município de Montes Claros, que fica a aproximadamente 50 minutos de Francisco Sá, registrou o volume de 26mm de chuva nesta manhã. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas árvores caíram nos bairros Edgar Pereira e Vila Atlântida. Ninguém ficou ferido. Os bombeiros ainda receberam chamados para realização de seis vistorias em árvores com risco de queda nos bairros Eldorado, Vila Mauríceia, Santa Rita, Centro (Escola Gonçalves Chaves) e Vila Áurea (Escola Dep. Esteves Rodrigues).
 
Ruas foram danificadas após temporal em Francisco Sá, no Norte de Minas(foto: Reprodução/Whatsapp)
Ruas foram danificadas após temporal em Francisco Sá, no Norte de Minas (foto: Reprodução/Whatsapp)
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva é resultado de uma frente fria que vem da Região Sudeste do país e deve continuar no decorrer da semana. “As chuvas irão continuar ocorrendo em Minas Gerais com maior tendência no Norte e Leste do estado”, disse o meteorologista Kléber Souza. 

Para esta quarta-feira (6), a previsão na região é de tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura máxima deve alcançar 35°C e a mínima 20°C, com umidade relativa do ar em torno de 85%.

Estiagem

Antes do temporal desta terça-feira (5), Francisco Sá sofria com o Sol forte, que castigou a região durante o mês de janeiro, destruindo as lavouras de milho e feijão, além de comprometer as pastagens. 

O município convive com estiagens prolongadas há sete anos, com a população enfrentando a escassez de água. Em 2015, os moradores enfrentaram o racionamento de água, com grande parte deles sendo atendida por caminhões-pipas, pois a barragem do  Rio São Domingos, usada para o abastecimento da cidade, praticamente secou.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)