(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de mortos chega a 121 na tragédia de Brumadinho

Do total de pessoas mortas, 93 foram identificadas. Trabalhos de buscas entram em nova fase, mais lento


postado em 02/02/2019 12:10 / atualizado em 02/02/2019 20:44

Mais seis corpos foram encontrados no nono dia de buscas por vítimas do rompimento da barragem da Vale(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Mais seis corpos foram encontrados no nono dia de buscas por vítimas do rompimento da barragem da Vale (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)

Número de pessoas mortas na tragédia de Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, sobe para 121. No nono dia depois da barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale, romper, a equipe de busca pelas vítimas anuncia que encontrou mais seis corpos, aumentando a quantidade de mortos de 115 para 121.

 


Ainda há 226 desaparecidos. Foram identificados 99 corpos. O porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, destaca que, neste nono dia, as buscas entraram numa nova fase, que demandam mais tempo e demora nas escavações.
Além das pás, Corpo de Bombeiros intensifica as buscas com o uso de máquinas, nesta nova fase dos trabalhos(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Além das pás, Corpo de Bombeiros intensifica as buscas com o uso de máquinas, nesta nova fase dos trabalhos (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)

“Foi encontrado um carro em meio à lama, vão continuar as operações até que o último corpo seja achado ou que não seja mais possível encontrar nenhum ser humano devido à decomposição”, afirma Aihara. As buscas se concentram na chamada “zona quente”, agora próximo à área do vestiário.

Os trabalhos contam, a partir deste sábado, com o reforço de 64 militares da Força Nacional, que se unem a 240 bombeiros, sendo 112 de outros estados. Há também 86 voluntários trabalhando junto com a equipe. A Polícia Militar empregou efetivo de mais de 1 mil policiais em Brumadinho.

Por causa do calor, a lama começa a secar e bombeiros usam máquinas para vasculhar partes mais profundas da área.

O major Flávio Santiago, da Polícia Militar, informou que a PM fez varredura da região em 400 quilômetros quadrados, com 16 pelotões. Ele alertou a população a não se aproximar das áreas onde estão sendo feitas as buscas, a não ser que sejam autorizadas.

 

Coletivo reage  

 

Presente à coletiva, o coordenador nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Joceli Andrioli, demonstrou preocupação com Minas Gerais. Segundo ele, há 24.092 barragens no país, sendo que 4.550 estão sem segurança, a maioria no estado. Ainda de acordo com Andrioli, Belo Horizonte corre risco de contaminação de água porque há várias barramentos próximos do sistema de abastecimento da capital.


Ainda conforme Joceli Andrioli, o MAB já pediu para que Raquel Dodge, procuradora-geral da República, e Antônio Tonet, procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, avaliem a situação. 


Zema visita Brumadinho

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), sobrevoou a região pela manhã e disse que o governo estadual e federal estão trabalhando em sintonia.

Segundo ele, haverá “punição exemplar” a todos os envolvidos. Zema também disse “que vai fazer todas as cobranças para que os afetados sejam ressarcidos de forma rápida”, dando destino diferente a Mariana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)