(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Risco em barragem diminui e buscas são retomadas em Brumadinho

Informação foi confirmada na tarde deste domingo. Durante a madrugada, milhares de moradores tiveram que sair de casa às pressas após sirene de alerta


postado em 27/01/2019 15:34 / atualizado em 27/01/2019 15:42

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


A Defesa Civil confirmou, em entrevista coletiva na tarde deste domingo, que a situação na Barragem 6 (B6) voltou para o nível 1 de alerta. Com isso, as buscas serão retomadas e os moradores de Brumadinho, na Grande BH, podem voltar para suas casas. No meio da madrugada, foi detectado risco iminente de rompimento da outra barragem e a população acordou com sirenes para deixarem suas residências. 

No segundo boletim divulgado neste domingo, o Corpo de Bombeiros informou diversas mudanças na evacuação dos moradores de Brumadinho, diante do risco de rompimento da B6. Inicialmente, a corporação planejava retirar 24 mil pessoas de suas casas, já que havia entre 3 e 4 milhões de metros cúbicos de água no compartimento. Contudo, a partir do bombeamento do líquido dentro da estrutura, somente 3 mil moradores seriam movidos. 

A área de evacuação foi dividida em quatro zonas. A primeira, que demandava a maior preocupação, era a do Parque da Cachoeira, onde vivem 25 famílias. Lá, todas as residências haviam sido evacuadas. A região de Pires também teve cerca de 40 pessoas levadas para um local seguro. 

Nas outras duas zonas de risco, a retirada não havia sido finalizada. São elas: a região central da cidade, formada pelos bairros Ipiranga, Centro, São Conrado e Santo Antônio; e o bairro Cohab. Em caso de risco, essas pessoas devem se deslocarem para o Morro do Querosene, Matriz de São Sebastião, Estação do Conhecimento ou para o Centro Comunitário. No caso do Cohab, a escola municipal atende aos ameaçados.

Assista entrevistas concedidas pelas autoridades nesta tarde





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)