(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kalil anuncia projeto para reduzir 10% da taxa de iluminação na conta de luz em BH

Redução deve ser implementada por meio de um projeto de lei assinado por Kalil nesta manhã e que será encaminhado à Câmara Municipal após o recesso em fevereiro


postado em 23/01/2019 12:19 / atualizado em 23/01/2019 12:29

(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press - 03/11/2015)
(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press - 03/11/2015)


O prefeito Alexandre Kalil (PHS) anunciou, nesta quarta-feira, uma redução de 10% na taxa de iluminação pública na conta de luz em Belo Horizonte. A redução deve ser implementada por meio de um projeto de lei assinado por Kalil nesta manhã e que será encaminhado à Câmara Municipal após o recesso em fevereiro.

A novidade foi comunidade em coletiva de imprensa com os secretários municipais de Fazenda, Fuad Noman, e de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão; o subsecretário de Planejamento e Orçamento, Bruno Passeli; e o presidente da BHIP, Marcelo Bruzzi.

De acordo com o balanço divulgado, cerca de 72 mil pontos já foram substituídos pela tecnologia de LED, mais eficiente, nas regiões de Venda Nova, Norte, Barreiro, em etapa já concluída, e Nordeste e Leste ainda em andamento.

Até outubro de 2019 estão previstas as implantações de iluminação especial no entorno da Lagoa da Pampulha, na Casa do Baile, no Museu de Arte da Pampulha e na Praça Alberto Dalva Simão (Pampulha). Por fim, até outubro de 2020 serão implantados projetos especiais de iluminação no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na Praça da Estação e no Museu de Artes e Ofícios.

A expectativa é que a partir de 2021, quando todas as lâmpadas a vapor de sódio terão sido substituídas por LED, a economia na conta de luz da Prefeitura de BH atinja 45%, saindo de R$ 55 milhões por ano para R$ 30 milhões.

O contrato assinado entre a Prefeitura de BH e a BHIP prevê a troca de 182.257 pontos de luz na cidade até o fim de 2020. O consórcio iniciou a operação em junho de 2017 e vai até junho de 2037. Dos mais de 182 mil pontos de iluminação pública, 32.800 terão a tecnologia da telegestão para serem operados diretamente do centro de operações da BHIP.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)