(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Policiais salvam família ilhada dentro de carro na Avenida Cristiano Machado

Primeiro sábado de verão registra temperaturas elevadas, queda de granizo e inundação em pontos como na Região Nordeste, onde militares resgataram quatro pessoas presas em carro


postado em 23/12/2018 06:00 / atualizado em 23/12/2018 09:11

No Centro, pancada no fim da tarde surpreendeu muita gente. Na Cristiano Machado (D), no Bairro Ipiranga, ocupantes ficaram presos dentro de Peugeo(foto: WhatsApp/Reprodução)
No Centro, pancada no fim da tarde surpreendeu muita gente. Na Cristiano Machado (D), no Bairro Ipiranga, ocupantes ficaram presos dentro de Peugeo (foto: WhatsApp/Reprodução)
O primeiro sábado de verão foi marcado por altas temperaturas, temporais e pelo menos um salvamento de pessoas ilhadas por inundação em Belo Horizonte.

Militares do Batalhão de Choque da Polícia Militar resgataram, durante um temporal na tarde de ontem, uma família que estava ilhada dentro de um carro na Avenida Cristiano Machado, na altura do Bairro Ipiranga, na Região Nordeste da capital.

Segundo a sargento Fátima Luiz, foram usadas cordas para retirar quatro pessoas – três adultos e uma criança –, de dentro de um Peugeot 206 parado na inundação. Por volta das 16h a água subiu muito na avenida, na altura da Rua Leme, perto da Cidade Ozanan.

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.a press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.a press)
“Estávamos passando pelo local quando vimos o veículo parado. Decidimos retornar e vimos que a água já estava acima da porta, o que impedia que as pessoas saíssem. Fizemos o salvamento usando cordas. Ninguém ficou ferido, mas o veículo sofreu danos”, afirmou a militar. Após o socorro, os policiais permaneceram em companhia do grupo, para acalmar os ocupantes.

Já em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Corpo de Bombeiros atendeu a uma ocorrência de queda de árvore na Rua Leblon, no Bairro Durval de Barros. No local, a via foi totalmente obstruída e, por sorte, ninguém se feriu.
GRANIZO

Após a manhã de sol forte, BH registrou pancadas de chuva com granizo, muitos raios e trovoadas. Como o comércio estava funcionando à tarde, devido à proximidade do Natal, era possível ver, no Centro, muita gente sob as marquises ou protegidas em pontos de ônibus. Em algumas esquinas, a chuva provocou alagamento e transbordamento de bueiros.

De acordo com a Defesa Civil (Comdec-BH), as regiões mais atingidas pelo temporal foram o Barreiro e a Centro-Sul. “É uma chuva típica de verão, mas assusta pela quantidade de trovões”, afirmou um homem, ensopado, que entrava na Igreja São José, na Avenida Afonso Pena, para se proteger do temporal que durou cerca de uma hora.


O acumulado de chuva, de acordo com a Defesa Civil de BH, entre as 15h e as 17h de ontem foi de 63 milímetros no Barreiro, 43,4mm na Centro-Sul, 38,6mm na Leste, 42,4mm na Nordeste, 29,8mm na Noroeste, 16,4mm na Norte, 52mm na Oeste, 8,2mm na Pampulha e 2,8mm em Venda Nova. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o domingo deverá ser de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na capital. A temperatura mínima esperada é de 19°C e a máxima, de 29°C.

ALERTA

Ontem, mais cedo, a Defesa Civil havia alertado para a possibilidade de pancadas de chuva, devido a um sistema atmosférico que atuava na capital e deveria causar instabilidade entre a tarde e a noite. O alerta é válido até as 8h deste domingo.

Durante o período de mudança no clima, o órgão alerta para alguns cuidados a serem adotados, como evitar áreas de risco para inundação, não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e perto de córregos e ribeirões no momento de forte chuva. Outra recomendação é evitar se abrigar ou estacionar debaixo de árvores.

O verão começou às 20h22 de sexta-feira, horário de Brasília (DF), e deve ter temperaturas mais elevadas, com períodos chuvosos, dentro da expectativa de normalidade, de acordo com o Inmet. O período se caracteriza por dias mais longos do que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas. A estação mais quente do ano vai até 20 de março de 2019.





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)