(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chegada oficial do verão em BH é marcada por sol escaldante e tempestades

Apesar de as altas temperaturas já serem enfrentadas há dias em regiões como a Grande BH, estação só começou oficialmente nessa sexta-feira, com variação entre muito calor e granizo na capital


postado em 22/12/2018 07:30 / atualizado em 22/12/2018 08:24

No mesmo dia, BH teve manhã escaldante, início de tarde com pancadas de chuva e fim do dia com volta do Sol(foto: Jair Amaral/Em/D.a press)
No mesmo dia, BH teve manhã escaldante, início de tarde com pancadas de chuva e fim do dia com volta do Sol (foto: Jair Amaral/Em/D.a press)

Os termômetros em Belo Horizonte e várias outras regiões do estado já estão em alta há muitos dias, mas oficialmente o verão só começou mesmo ontem, precisamente às 20h22 no horário de Brasília, e vai manter temperaturas elevadas com períodos chuvosos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação que se caracteriza naturalmente por dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo – como chuva forte, vento com intensidade de moderada a forte e descargas elétricas – apresentou seu cartão de visitas na capital, onde o calor da manhã de sexta-feira foi interrompido por pancadas e queda de granizo no início da tarde, antes que o Sol voltasse a brilhar forte.


A expectativa para este verão é de chuvas acima da média no Norte e Região Central do estado. O Centro-Oeste de Minas deve registrar temperaturas acima da média. De acordo com a meteorologista do Inmet Anete Fernandes, no restante do estado os termômetros tendem a se manter dentro das expectativas naturais da época, marcada por pancadas de chuva à tarde e à noite, mesmo que o dia amanheça ensolarado e com muito calor, como ocorreu em Belo Horizonte nessa sext-feira.


“O verão corresponde ao auge do período chuvoso. Dezembro e janeiro são os meses em que se registram os maiores índices de chuvas”, explica Anete, acrescentando que as análises são feitas usando estatísticas por meio do histórico dos anos anteriores. Segundo a meteorologista, a tendência a dias consecutivos de chuva se dá devido às zonas de convergência do Atlântico Sul. “Essas zonas têm formação recorrente nesses meses, quando o aumento da umidade é seguido por pancadas de chuva”, esclarece. A estação mais quente do ano vai até 20 de março de 2019.


Nessa sexta-feira, os termômetros marcaram 33°C em Belo Horizonte e, no início da tarde, choveu granizo nas regiões da Pampulha, Noroeste e de Venda Nova. Na quinta-feira, a temperatura máxima para dezembro havia sido registrada no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul da capital, quando os termômetros chegaram a 33,6°. A maior temperatura do ano foi de 34,8°C na estação Pampulha do Inmet, em 14 de outubro.


De acordo com a meteorologia, o calor continua com períodos de instabilidade e possibilidade de chuva forte, inclusive na noite de Natal, de 24 para 25. “O tempo já começa a fechar no domingo à noite. Vale o alerta de chuvas torrenciais, principalmente no Sul e Oeste do estado e na Zona da Mata, com recomendação de atenção redobrada nas estradas em direção ao Rio de Janeiro”, ressalta Jorge Moreira, chefe do setor de previsões do Inmet.


Para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a previsão é de pancadas de chuvas com rajadas de vento na segunda-feira à tarde e à noite, porém sem previsão de queda de granizo. “A segunda e a terça-feira serão de tempo nublado e chuvoso na capital”, completa o meteorologista.



*Estagiária sob supervisão do editor Roney Garcia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)