(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Criatividade: presépio vivo reproduz nascimento de Jesus Cristo em BH

No ano em que completa 45 anos, Paróquia São Sebastião, do Bairro Betânia, inova nas comemorações de Natal e cria teatro para reproduzir a data mais simbólica para o Catolicismo


postado em 12/12/2018 21:54

Ver galeria . 7 Fotos Paróquia São Sebastião, do Bairro Betânia, construiu uma Belém em plena Região Oeste de BHMarcos Vieira/EM/D.A Press
Paróquia São Sebastião, do Bairro Betânia, construiu uma Belém em plena Região Oeste de BH (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press )

 
A reprodução da cidade palestina de Belém e do nascimento de Jesus Cristo por meio de um presépio vivo. Essa foi a ideia da Paróquia São Sebastião, situada no Bairro Betânia, Região Oeste de Belo Horizonte. Na noite desta quarta-feira (12), uma encenação da Natividade emocionou uma multidão no Centro de Acolhida Betânia (Rua Cipriano de Carvalho, 574 – Bairro Cinquentenário). A comunidade local, com apoio de mais de 150 pessoas, construiu uma cidade em quatro dias, para reproduzir fielmente o que era a cidade da parte central da Cisjordânia há milhares de anos.

Engenho, oleiro, padaria, sapataria, casa do vinho, artesão, mercado missionário, ferreiro, lavadeiras e guardas. Esses são os ambientes reproduzidos no cenário, com direito a figurantes vestidos a caráter com roupas produzidas pelos fiéis. “São todos voluntários. Nós fechamos o espaço e cada pessoa ficou responsável por um ambiente. Nós não tivemos um patrocínio, só apoio da paróquia e da comunidade. Nossa intenção é valorizar a fé das pessoas e evangelizar pela emoção passada pelas peças”, conta o policial militar Fernando Antônio Arantes, de 48 anos, idealizador da ideia. 

Essa é a segunda vez que a paróquia realiza o presépio vivo. A primeira foi em 2012, quando as cenas foram montadas nas dependências da igreja. “Nossa motivação para reeditar essa iniciativa é o fato da paróquia completar 45 anos de fundação neste ano. A gente programou uma série de atividades e houve uma demanda muito grande em prol do presépio vivo. É um momento de festa”, comemora o padre Luiz Carlos de Carvalho, 47. 

Quem participa ativamente da programação se diz realizado com tamanha inovação. “Desde o primeiro momento, houve uma providência muito grande de Deus. Ninguém enfiou a mão no bolso para fazer isso aqui. Todo mundo doou alguma coisa, inclusive seu tempo”, ressalta o figurante José Lourentino, 55. 

O presépio vivo fica à disposição da população até este sábado (15), quando as atividades vão das 9h as 22h. Durante os dias de semana, a Belém de Belo Horizonte é representada por crianças e adolescentes residentes do Centro de Acolhida do Betânia. Contudo, durante as peças teatrais, os adultos se tornam protagonistas. 

Caridade


O espaço também entra no espírito de Natal com doações. O Centro de Acolhida Betânia, onde está sediado o presépio vivo, é casa de 200 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos. O local oferece comida, dormitório, cursos profissionalizantes, oficinas, esportes e música aos contemplados. Neste sentido, o objetivo da iniciativa da paróquia também é apoiar a organização sem fins lucrativos e divulgar as necessidades do local. 

Entre as limitações está o 13º salário dos funcionários. “A gente recebe todo tipo de doação. A contribuição pode ser pelo nosso site, via PagSeguro, ou pessoalmente. Podem ser roupas e mantimentos também. Neste período, o mais relevante é fechar as contas de fim de ano, que aumentam devido às festividades e ao 13º salário dos funcionários”, explica Angélica Ramos, 55, coordenadora do Centro de Acolhida Betânia. 

A estrutura do centro foi erguida a partir de trabalhos do grupo missionário italiano Villaregia. O trabalho ficou conhecido como procissão dos tijolos. “Cada paroquiano chegou neste terreno, que não tinha nada, com um tijolo. Aquilo foi o início dessa estrutura que a gente vê hoje. Este local, que se tornou social, faz parte da história dos 45 anos dessa paróquia”, detalha o pároco Luiz Carlos de Carvalho. 

Presépio vivo da paróquia São Sebastião do Betânia


Local: Centro de Acolhida Betânia (Rua Cipriano de Carvalho, 574 – Bairro Cinquentenário)

Data: até este sábado (15)

Hora: das 09h às 12h e das 14h às 16h, nos dias de semana; das 9h as 22h no sábado (encerramento)

Entrada gratuita


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)