(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lunetas instaladas na Rua Sapucaí revelam aos visitantes uma nova BH

Os dois equipamentos da Sapucaí estão à disposição da população desde quinta-feira, e o Mirante das Mangabeiras também foi contemplado, ganhando três lunetas


10/12/2018 06:00 - atualizado 10/12/2018 08:12

Para a ciclista Nívia Machado, lunetas
Para a ciclista Nívia Machado, lunetas "despertam o olhar das pessoas para os detalhes da cidade" (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)


“Uma forma de despertar o olhar das pessoas para os detalhes da cidade.” Assim a ciclista e jornalista Nívia Machado descreve as lunetas de observação instaladas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) no mirante da Rua Sapucaí, no Bairro Floresta, Região Centro-Sul da cidade. Os equipamentos dão um zoom na arquitetura e na paisagem urbana da capital mineira, com destaque para as obras do Circuito Urbano de Arte (Cura), projeto de pintura de painéis gigantes em prédios do Centro, todos visíveis da Sapucaí. Palco frequente das lentes de fotógrafos, amadores ou não, o espaço recebeu duas peças que vão auxiliar na contemplação da galeria ao ar livre. O Mirante das Mangabeiras, no bairro de mesmo nome, na Região Centro-Sul da capital, ganhou outras três. Os equipamentos, instalados por iniciativa da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), estão à disposição dos visitantes desde a quinta-feira.

No Floresta, curiosos não faltam. Pequenas filas são formadas e o entusiasmo toma conta dos observadores, principalmente das crianças. “Achei muito legal, porque gosto muito de pinturas. Meu sonho é ser jogador de futebol, mas gosto de artes também. O painel de que eu mais gostei foi o da mulher de saia (obra feita pela muralista Priscila Amoni, que retrata a mulher afro-brasileira)”, contou Eduardo Moreira, de 9 anos. Acompanhado da mãe, Cléo Rocha, ele assistiu, da Sapucaí, à pintura do mural de 850 metros, em agosto de 2017. “A gente sempre está por aqui. Viemos no dia em que as artistas (do projeto Cura) também estavam. Estamos sempre andando de bicicleta por BH e hoje aproveitamos para olhar mais de perto pela luneta”, explicou Cléo.

Mirante da Rua Sapucaí, no Bairro Floresta, ganhou duas lunetas que permitem observar mais de perto painéis gigantes do projeto Cura(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Mirante da Rua Sapucaí, no Bairro Floresta, ganhou duas lunetas que permitem observar mais de perto painéis gigantes do projeto Cura (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)


As lunetas escolhidas são resistentes a água, vento e sol. Com um sistema de observação com capacidade ótica de aproximação (zoom), o aparelho é composto por lentes antirreflexivas de qualidade superior, montado em um corpo blindado de alumínio fundido. Têm foco pré-ajustado, conforme o local de instalação. Dessa forma, os usuários não precisam fazer nenhum tipo de regulagem, o que facilita o uso por pessoas de todas as idades, mesmo aquelas que não tenham habilidade no manuseio do equipamento. Todas as peças giram no sentido vertical e horizontal. Além disso, um degrau permite que crianças conheçam BH mais detalhadamente.

A instalação das lunetas foi feita pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). O material e os equipamentos necessários foram fornecidos pela Belotur. Apesar dos esforços do poder público, em menos de cinco dias os equipamentos já foram alvo de vandalismo: na Rua Sapucaí, uma das lunetas está toda pichada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)