(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dia de Finados em Montes Claros é marcado por fé e celebração católica

Dom José Alberto Moura, arcebispo metropolitano da cidade, celebrou missa no Cemitério do Bonfim, na tarde desta sexta-feira (2)


postado em 02/11/2018 17:18 / atualizado em 02/11/2018 19:53

Em uma de suas últimas celebrações, dom José Alberto Moura lembrou a importância da fé para que o fiel alcance a salvação(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)
Em uma de suas últimas celebrações, dom José Alberto Moura lembrou a importância da fé para que o fiel alcance a salvação (foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)

 

Centenas de pessoas visitaram os cemitérios do Bonfim e Jardim da Esperança nesta sexta-feira (2), Dia de Finados, em Montes Claros (Norte de Minas). Os dois cemitérios ficam situados lado a lado, entre os bairros Sumaré e São Judas.

 

Pela manhã, no Cemitério Jardim da Esperança, chamou atenção a apresentação de um grupo de folia de reis junto a uma lápide. Formado no Bairro Santos Reis, o grupo prestou homenagem a um seu antigo integrante, sepultado no local.


Na parte da tarde dezenas de moradores reverenciaram seus entes queridos em missa celebrada em uma tenda armada ao lado do cruzeiro, no Cemitério do Bonfim. Ao pé da cruz foi prestada homenagem aos mortos com centenas de velas.


A missa no Bonfim foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Alberto Moura, acompanhado de padres e diáconos da cidade. “Essa caminhada na terra é a caminhada da igreja”. Ele também enalteceu a importância da fé. “Precisamos de uma fé comprometida, que diminua o sofrimento humano”, disse.


Dom José Alberto também destacou que os fiéis devem fazer o bem em busca da salvação. “Precisamos promover a solidariedade e o bem-estar do próximo. Devemos agradecer a Deus pela oportunidade de fazer o bem”, conclamou.


A missa no Dia de Finados foi uma das últimas missas comandadas por dom José Alberto à frente da Arquidiocese de Montes Claros. No dia 22 de outubro passado, ele completou 75 anos de vida e, pelas normas da Igreja Católica, encaminhou a carta de renúncia ao Papa Francisco.


O arcebispo permanecerá no cargo até o momento que o papa aceitar a carta de renúncia e nomear o seu sucessor. Ele deverá ser sucedido pelo arcebispo coadjutor de Montes Claros, dom João Justino.

 

O Dia de Finados também contou com intenso movimento no Cemitério Parque dos Montes, na cidade do Norte de Minas. As 14h, um culto ecumênico também foi feito. Logo que os visitantes chegavam, eram recepcionados por cartões com mensagens. Tambem foram soltos balões com sementes de ipê na parte interior.

 

O Parque dos Montes foi inaugurado em setembro de 2016 e fica situado a cinco quilômetros da área urbana da cidade, próximo ao Anel Rodoviário Norte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)