Publicidade

Estado de Minas

Moradores de áreas de risco recebem treinamento dos Bombeiros em BH

Cerca de 300 voluntários deram oficinas de primeiros socorros e prevenção em caso de rachaduras e sinais de desabamentos, comportamentos de segurança, nós e amarrações


postado em 27/10/2018 07:58 / atualizado em 27/10/2018 09:34

Bombeiros mostram como proceder em salvamento de vítima em automóvel(foto: Defesa Civil de BH/Divulgação)
Bombeiros mostram como proceder em salvamento de vítima em automóvel (foto: Defesa Civil de BH/Divulgação)
Moradores de áreas de risco de Belo Horizonte receberam treinamento e orientações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, na academia da corporação no Bairro Funcionários, região Centro-Sul de BH.

O evento é parte do treinamento anual oferecido pela Subsecretaria de Proteção e de Defesa Civil e a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e é voltada às pessoas que estão em áreas com riscos de inundações, enchentes, enxurradas e deslizamentos durante o período chuvoso.

Oficina demonstra como salvar pessoas em caso de enxurrada(foto: Defesa Civil de BH/Divulgação)
Oficina demonstra como salvar pessoas em caso de enxurrada (foto: Defesa Civil de BH/Divulgação)
Cerca de 300 voluntários integrantes dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec), Núcleos de Alerta de Chuva (NAC) e Escoteiros da União dos Escoteiros do Brasil participam do treinamento, que visa também a prevenção

Manuseio de cordas e utilização de nós também foram ensinados no treinamento(foto: Defesa Civil de BH/Divulgação)
Manuseio de cordas e utilização de nós também foram ensinados no treinamento (foto: Defesa Civil de BH/Divulgação)
A capacitação passa por treinamentos de ações que incluem oficinas de primeiros socorros, atitudes adequadas em situações que envolvem rachaduras e sinais de desabamentos, comportamentos de segurança, nós e amarrações, lançamento de cordas, regras para salvamento em enchentes, rios e desabamentos.

Pessoas que vivem em áreas de risco receberam instruções importantes para o período chuvoso(foto: Defesa Civil de BH/Divulgação)
Pessoas que vivem em áreas de risco receberam instruções importantes para o período chuvoso (foto: Defesa Civil de BH/Divulgação)
Em caso de situações de perigo iminente ou de enxurradas, desabamentos e outro tipo de evento extremo a pessoa deve ligar para o telefone de emergências 199. Para vistotrias da coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec-BH) o número é o 156.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade