(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casas são destelhadas, ruas ficam alagadas e três pessoas se ferem em temporal em MG

Por aproximadamente uma hora, choveu aproximadamente 57 milímetros em Coronel Fabriciano, na Região do Rio Doce


postado em 15/10/2018 14:03 / atualizado em 15/10/2018 16:21

Ver galeria . 6 Fotos Prefeitura de Coronel Fabriciano/Divulgação
(foto: Prefeitura de Coronel Fabriciano/Divulgação )

Moradores de Coronel Fabriciano, na Região do Rio Doce, contam o prejuízo provocado por um temporal que atingiu a cidade no fim da tarde desse domingo. Casas foram destelhadas, houve quedas de energia e placas, e casas acabaram tomadas pela água. Três pessoas acabaram se ferindo levemente e foram encaminhadas para um hospital da cidade. Equipes da Defesa Civil percorrem a cidade nesta segunda-feira para ajudar os moradores e fazer vistorias nos imóveis situados em áreas de risco.



O temporal surpreendeu a população. O temporal surpreendeu a população.  “A chuva não estava sendo esperada. Não recebemos nenhum tipo de alerta da Defesa Civil Estadual. Mas já sabemos que não se trata da tromba d'água foi um fato atípico e passageiro. Coletamos 57 milímetros de chuva no decorrer de uma hora na cidade”, afirmou Tatiane Souza, supervisora da Defesa Civil na cidade. Os ventos fortes chegaram a atingir 64 quilômetros por hora.

Durante a chuva forte, vários estragos foram registrados na cidade. Casas foram alagadas, telhados e placas caíram. “Registramos quedas de árvores diversas. Foram as ocorrências campeãs. Tivemos, ainda, destelhamentos de casas, quedas de estruturas de terraços, placas metálicas que foram arremessados em residências, houve uma queda de parede sobre uma casa, e uma construção que caiu sobre o imóvel”, explicou a supervisora.

Três moradores acabaram atingidos por destroços e se feriram levemente. Eles foram levados para o Hospital Dr. José Maria Morais por moradores da cidade para receber atendimento médico. “Graças a Deus não tivemos nada grave”, comentou Tatiane Souza.

Desde o início da manhã desta segunda-feira, equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos percorrem as ruas da cidade para avaliar os danos. A prioridade está sendo em locais considerados de riscos. Técnicos da Cemig também estão no município para restabelecer a energia elétrica de alguns bairros. O balanço total das ocorrências será divulgado ainda hoje.

Durante todo ano, equipes da prefeitura fazem ações de prevenção em áreas de risco. No temporal desse domingo, segundo a supervisora da Defesa Civil, as ocorrências foram em locais onde não há risco. “Ontem, aconteceram danos devido a obras particulares, muitas malfeitas. Durante todo o ano a Defesa Civil realiza ações de prevenção percorrendo áreas de risco e monitoramento constante. Foi devido a este trabalho que não tivemos problemas  mais graves”, ressaltou. 

Energia elétrica


Por meio de nota, a Cemig informou que interrupção de fornecimento de energia atingiu, além de Coronel Fabriciano, parte de Timóteo. Segundo a Companhia, ele foi causado devido “ao rompimento de cabos da linha de transmissão, em função de uma tempestade, acompanhada por uma forte ventania e por um grande número de descargas atmosféricas (raios), que atingiu a cidade no final da tarde e início da noite de ontem (domingo)”.

Serviço de meteorologia da empresa registrou 40 raios entre as 17h e as 20h
“A Cemig atuou rapidamente para restabelecer a energia, que retornou para uma parte dos clientes às 19h45 e, às 22h48, todos os consumidores afetados já estavam com o fornecimento normalizado. Ao todo foram mobilizados 37 eletricistas e técnicos para recompor o sistema elétrico, que ficou muito danificado. Foram realizadas manobras que permitiram o restabelecimento gradativo da energia, desde as 19h45, finalizando às 22h48 de domingo”, informou a Companhia.

Uma outra interrupção do fornecimento de energia ocorreu às 7h10 desta segunda-feira. Mas, segundo a Cemig, não tinha relação com o caso de domingo. “O restabelecimento total dos consumidores afetados por essa ocorrência foi feito por volta das 10h30 desta segunda-feira”, finalizou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)