(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festival que incentiva a gentileza promete contagiar belo-horizontinos

Marco do evento, o Portal da Gentileza, vai exibir frases com o tema "convidar". Mensagens, que já podem ser enviadas pela internet, serão impressas em fitas coloridas que vão compor a instalação


18/07/2018 20:17 - atualizado 19/07/2018 20:12

Fitas coloridas, principalmente dançando ao vento, trazem experiência sensorial e conceitual
Fitas coloridas, principalmente dançando ao vento, trazem experiência sensorial e conceitual (foto: Rodrigo Tinôco/Reprodução da internet/Facebook Verbogentileza)

O Festival Verbogentileza já está recebendo pela internet as frases que vão compor o tradicional portal de fitas coloridas. Este ano, é a terceira edição do evento que acontece entre os dias 10 e 12 em Belo Horizonte, com uma série de atividades abertas ao publico em geral. O “Portal da Gentileza”, como ficou conhecido, é uma das marcas registradas do projeto cultural, que incentiva as boas práticas. 

A instalação ficará na Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, Centro-Sul da capital, onde acontecerão workshops, cinema ao ar livre, feiras, ioga, oficinas, artes, intervenções cênicas, espaço gastronômico e muita música. As bandas Moons e Castello Branco, entre outros grupos, farão parte da programação.

Serão impressas 540 fitas de várias cores, com as frases selecionadas, fixadas no portal de quatro metros de altura. Dançando ao vento, as fitas vão proporcionar uma experiência sensorial e conceitual para dentro do espaço do evento. O objetivo é convidar o visitante a refletir e perceber o uso do espaço público de maneira crítica e colaborativa.

O portal é uma instalação símbolo do Festival Verbogentileza, criado pela Dois Arquitetura e Design. Nesta edição, espera-se um maior engajamento do público. O verbo “convidar” é a tônica do festival.

E a produção quer incentivar as pessoas a mandarem suas frases, para enriquecer a instalação, convidando o público na Praça Floriano Peixoto a adotar atitudes gentis, além de ativar o verbo de uma forma mais relevante para o entorno nas programações culturais e educacionais. 

Frases devem ser enviadas até 25 deste mês


As frases devem ter no máximo 75 caracteres (incluindo espaços) e serão recebidas até 25 de julho por e-mail (verbogentileza@dobrasileventos.com.br), no privado do Facebook (facebook.com/verbogentileza) ou em mensagem “direct” do Instagram (instagram.com/verbogentileza). 

Os “embaixadores” da gentileza podem participar quantas vezes quiserem, sem qualquer custo. É importante enviar nome e uma fonte de contato junto da frase criada, pois, o projeto fará um agradecimento especial aos autores das criações selecionadas.

O festival é a celebração da rede Verbogentileza, um momento em que diversas ações de interação gentil se juntam em uma programação cultural e de reflexão, disponibilizada gratuitamente em Belo Horizonte.

Mais que entretenimento, o festival faz um convite à evolução coletiva, com o objetivo de ceder espaço a quem tem o que dizer, ensinar, mobilizar e encantar.

“Queremos que as pessoas sejam atuantes nesse movimento, não apenas espectadores, já que este é um festival que se constrói a partir da participação de cada um. Esperamos que o público venha e convide mais e mais pessoas para estar com a gente, para que possamos dar voz ao que está calado, luz ao que está apagado, calor ao que está frio”, conta Patrícia Tavares, idealizadora do Verbogentileza.

O evento é uma iniciativa da Do Brasil, Eventos, Experiência, Promo, Dois Arquitetura e Hardy Design, com patrocínio do Instituto Unimed e da Claro Música, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)