
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todas as regiões, principalmente devido à umidade dos últimos dias, devem ter pancadas de chuva isoladas e temperaturas elevadas. O instituto, no entanto, acrescenta sol à sexta-feira, mas prevê trovoadas isoladas, principalmente no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, além do Sul e Sudeste do estado.
Desde o começo do mês de março, a Defesa Civil de Belo Horizonte registrou intenso volume de chuvas. Só nos primeiros 11 dias, a chuva foi quase duas vezes maior que a média histórica em todas as regionais. As regiões Oeste e Centro-Sul foram as mais atingidas. De acordo com o órgão, a média histórica em março é de 163,5 milímetros. Em todas as regiões da cidade o nível de precipitação superou a média. O excesso de água provocou inundações, quedas de barrancos e o desabamento de muros e casas.
No interior, a cidade de Ubá, na Zona da Mata, foi uma das mais atingidas. No temporal que ocorreu entre a tarde de sábado e a manhã de domingo, choveu 93 milímetros, de acordo com autoridades do município. O volume fez o Rio Ubá transbordar e levar enchentes a vários pontos.
