
De acordo com a corporação, a mudança segue um padrão do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia – órgão colegiado que reúne todas as polícias civis dos estados e do Distrito Federal. Será incluído o brasão da Polícia Civil de cada estado.
"A mudança visa o fortalecimento da imagem institucional da Polícia Civil em âmbito nacional, bem como sua padronização e identificação. Além de ser mais moderno, tem um menor custo e maior durabilidade", informou a polícia. No estado mineiro, a adaptação será de feita de forma gradativa, com a entrega de 50 novas viaturas que seguirão esse novo modelo.
Segundo a publicação, todos os veículos da frota da Polícia Civil deverão ter, como fundo, a cor preta. Os vidros e os para-brisas dos carros também terão uma película escura aplicada, para proteger contra raios solorares e permitir a visualização dos caracteres em vinil. Nos tetos, haverá uma identificação da viatura, também em vinil refletivo branco.
"Polícia Civil" será aplicada também na parte da frente dos veículos, centralizados no capô dianteiro. As dimensões serão verificadas a partir de cada modelo. Além disso, nas laterais haverão o número do telefone do Disque denúncia, 181. Também haverá o telefone 197, seguido de um desenho de telefone. Após, um texto garantindo "sigilo absoluto" para as denúncias.
A Comunicação Visual da Polícia Civil será a responsável por acompanhar e aprovar a confecção dos adesivos descritivos dos layouts que estão disponíveis no site da corporação.
*Sob supervisão da subeditora Ellen Cristie
