(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Iluminação de Natal na Praça da Liberdade vai homenagear os 120 anos de BH

Projeto de arquiteta de Divinópolis foi o vencedor do concurso realizado pela Cemig em parceria com o Iepha-MG


postado em 23/11/2017 06:00 / atualizado em 23/11/2017 08:12

Decoração de Natal da Praça da Liberdade em 2016(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press - 12/12/2016)
Decoração de Natal da Praça da Liberdade em 2016 (foto: Marcos Vieira/EM/DA Press - 12/12/2016)
O entorno da Praça da Liberdade será enfeitado com luzes e adereços natalinos a partir de hoje, e o projeto de uma arquiteta moradora de Divinópolis, na Região Central de Minas Gerais, venceu o concurso realizado pela Cemig em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Na disputa, os candidatos que participaram deveriam organizar um projeto de iluminação de Natal de acordo com o tema central deste ano: os 120 anos de Belo horizonte.

Para a escolha do projeto vencedor, os organizadores montaram uma comissão julgadora que avaliou, entre outras coisas, a criatividade, diálogo com o tema proposto, valorização do patrimônio histórico, viabilidade, sustentabilidade e elementos plásticos estéticos inseridos na ideia. Tudo isso aliado à decoração natalina. Maria Carolina de Assis Quadros, de 23 anos, foi a vencedora do concurso e além de receber um prêmio de R$ 20 mil verá o projeto desenvolvido por ela enfeitando o entorno da Praça da Liberdade durante o período natalino. “A intenção da proposta era retomar o conceito histórico da cidade, que se modificou ao longo dos anos. Busquei utilizar elementos que representassem a cidade e que fossem legíveis para a população. Outra intenção, também, era de não ocupar apenas um lado com atrativos, mas que a praça como um todo apresentasse elementos interessantes e que chamassem a atenção da população,” contou a arquiteta, que ainda não pode dar detalhes do projeto.

De acordo com Nathalia Dornellas, gerente de Comunicação Interna da Cemig, a realização do concurso, que teve sua primeira edição este ano, é um presente da companhia para a capital mineira, que completará 120 anos em 12 de dezembro. “Belo Horizonte foi inaugurada em dezembro de 1897, e nada mais justo do que a Cemig homenagear a capital mineira com uma iluminação natalina que represente a grandiosidade da nossa centenária Cidade Jardim”, comentou. Ao todo, serão utilizados cerca de 323 mil microlâmpadas de LED e cerca de mil lâmpadas do tipo estrobo na ornamentação da Praça da Liberdade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)