(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bicicletas poderão ser transportadas no Move Metropolitano

A medida foi publicada no Minas Gerais e valerá por três meses em caráter experimental


postado em 20/11/2017 17:34 / atualizado em 20/11/2017 18:39

Na capital mineira, o transporte também é autorizado(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Na capital mineira, o transporte também é autorizado (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)

Os ciclistas e amantes das ''magrelas'' vão poder transportá-las nos ônibus do Move Metropolitano. A medida foi publicada no Minas Gerais e valerá por três meses em caráter experimental. Mas algumas regras terão que ser seguidas. Serão permitidos no máximo dois equipamentos não dobráveis por coletivo. Nos ônibus da capital mineira o transporte também é permitido.

O teste foi regularizado por meio do Ato Regulamentar 64/2017, publicado na última sexta-feira. Será permitido o transporte de bicicletas dobráveis, com aro de 20 polegadas. A autorização vale para todos os dias da semana e em qualquer horário. As magrelas não poderão causar transtornos a outros usuários e os ciclistas devem acomodá-las, preferencialmente, segundo o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), no espaço reservado para cadeirantes. Mas, quando estiver vazio.

Em relação às bicicletas não dobráveis, só serão permitidas nos ônibus do Move entre 20h30 e 4h nos dias úteis. Nos sábados, a partir de 14h. Já nos domingos e feriados está liberado em qualquer horário. Só poderão ser levadas duas bicicletas deste modelo simultaneamente por coletivo.

A medida vai valer por um período experimental de três meses. Neste tempo, as regras serão avaliadas pela Subsecretaria de Regulação de Transportes.

Belo Horizonte

Na capital mineira, o transporte das bilicletas nos veículos do Move também está liberado desde setembro. As bicicletas devem ter aro de 20 polegadas ou menor. Elas sempre devem estar dobradas quando estiveram dentro dos ônibus, e sua dimensão não pode atrapalhar outros passageiros. Dentro dos veículos, os ciclistas devem utilizar, preferencialmente, a área reservada para cadeiras de rodas e cão-guia. É permitido o acesso das bicicletas dobráveis nas estações de integração e de transferência. Os ciclistas vão poder empurrar as 'magrelas' sem que elas estejam dobradas. Porém, desde que seja dobrada quando entrar no ônibus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)