(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte já se prepara para o carnaval 2018

Três meses antes da festa, comerciantes preparam estoques e foliões afoitos já buscam suas fantasias. PBH encerra amanhã o cadastro de blocos e inicia o de ambulantes no dia 27


postado em 16/11/2017 06:00 / atualizado em 16/11/2017 08:06

Sem perder tempo, o bloco Us Beethoven começou cedo os ensaios, com intenção de reunir 250 ritmistas e banda, 100 a mais do que no ano passado. A agremiação pretende se apresentar sem desfile(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Sem perder tempo, o bloco Us Beethoven começou cedo os ensaios, com intenção de reunir 250 ritmistas e banda, 100 a mais do que no ano passado. A agremiação pretende se apresentar sem desfile (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)

Ainda faltam três meses para o carnaval – só começa, no calendário, em 10 de fevereiro –, e já tem súdito de Momo em busca da fantasia, com medo de deixar para última hora, e comerciantes com material em estoque a fim de garantir a brincadeira dos clientes. Ao mesmo tempo, os ensaios de blocos de rua acertam o tom da bateria atraindo aprendizes de instrumentos e foliões interessados no batuque e no fuzuê que só o reinado da alegria traz. Até amanhã, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), via Belotur e apoio da Prodabel, faz o cadastramento dos blocos, quesito fundamental para garantir segurança e serviços. Já entre 27 de novembro e 15 de dezembro, será feito o cadastro dos ambulantes interessados em vender bebidas e adereços carnavalescos. (veja quadro)

O estudante Raisse Morais, de 18 anos, morador do Barreiro, na capital, pesquisa daqui e dali e encontrou uma cabeça de unicórnio. “É bom procurar com antecedência, pois depois a gente não acha nada. Acho que vou mesmo de unicórnio. Vou brincar muito e sair nos blocos, na Região da Savassi, mas ainda não escolhi quais”, disse o jovem, acompanhado de uma amiga na loja Mega Festas, na Rua da Bahia, no Centro da cidade. No carnaval passado, a fantasia caiu nas graças dos foliões, assim como a de sereia, uma preferência do público feminino.

A dona da loja, Jane Prates, conta que as costureiras estão a todo o vapor na confecção das fantasias. “Do contrário, chega perto do carnaval e falta estoque. Vendemos também para o Brasil todo, pelo comércio eletrônico. Sempre há uma novidade, mas roupa de policial é eterna”, garante. Lembrando que o carnaval é o “Natal” do setor, Jane diz que as vendas sobem 200% no período, incluindo adereços (chapéus, colares) e brinquedos, como os cassetetes.

Há cinco anos fazendo coleções de carnaval (acessórios, arcos de cabeça etc.) para blocos e grupos de amigos e amigas, a proprietária da loja O Mundo de Anna, Maria Fernanda Patrus, já está em clima de folia. Precavida, faz reservas, em julho, de penas de pavão, para ter bom estoque no estabelecimento, que fica na Rua Bueno Brandão, no Bairro Floresta, na Região Leste. “Se não for assim, em janeiro não se encontra nada, e a gente fica limitada na criação. Gosto de muita variedade e capricho nos detalhes. Para nós, a festa começou”, diz a jovem apaixonada pelos ritmos, danças e agito da temporada. “É importante, para quem vai sair em bloco, ficar atento às cores, estilo, enfim, entrar no espírito da folia. Tudo tem um símbolo, um ritual”, orienta a proprietária ao lado da mãe, Anna Maria Lage Pessoa.

Na loja com cinco ambientes para artigos de presentes e que se adapta aos tons do carnaval, Maria Fernanda reserva espaço para as penas de pavão – “de julho até agora, já comprei mais de 300, escolhidas uma por uma com ajuda da minha mãe” –, metros de tecidos glitter e muitas plumas. “As encomendas de fantasia já começaram, por isso a preocupação. Em setembro, duas clientes vieram aqui e pediram adereços de cabeça e fantasias para todos os dias. Para elas e mais sete amigas, que formarão um bloquinho”. Circulando com uma tiara exuberante, com mais de 20 penas de pavão, a proprietária eleva às alturas o potencial do reinado de Momo. “O carnaval é festa nossa, brasileira, tem arte. Então, precisamos valorizar nossos produtos e deixar de lado essa coisa do made in China“, avisa.

ENSAIO ANIMADO No ensaio dos blocos, a animação é típica do reinado de Momo. É o caso do Us Beethoven, criado há três anos, que junta gente de todas as gerações, como ocorreu recentemente no bar anexo do Núcleo de Estudos de Cultura Popular (Necup), no Bairro Prado, na Região Oeste.

Homenageando, em 2018, os 50 anos de carreira do cantor Sidney Magal, Us Beethoven traz o convite para cair na gandaia impresso na camisa roxa e amarela – Me chama que eu vou –, remetendo a um grande sucesso do artista. “O foco é nas músicas bregas, de baile, do tipo também das cantadas por Reginaldo Rossi (1944-2013)”, diz o presidente do bloco, Gauvaney Campos, adiantando que serão 250 ritmistas e banda, 100 a mais do que no ano passado. No comando, o regente Jhonatan Melo. A agremiação, que se apresentará, sem desfile, um fim de semana antes do carnaval, vai divulgar em breve o local da concentração.

Uma das características do bloco é promover a inclusão social, abrindo espaço para portadores de necessidades especiais, idosos e crianças. O regente de caixa Rodrigo Muci lembra que os blocos de Belo Horizonte estão buscando a perfeição e, para fazer bonito durante o período pré-carnavalesco, estão sendo feitas oficinas. Além dos ritmistas, tem a harmonia com três sopros, um guitarrista e dois cantores.

Integrante desde o ano passado, a programadora de computação Mônica Nogueira dos Santos troca a tecnologia pelo surdo de marcação e fica feliz da vida. “A gente começa a ensaiar em agosto”, avisa. A aposentada Maria Luiza de Almeida Ulhoa, moradora do Bairro Buritis, na Região Oeste, também está no pique do carnaval, que vai começar em 10 de fevereiro (sábado), embora, em muitas cidades mineiras, a data seja “puramente fantasia”, com um longo período pré-carnavalesco.

CADASTRO Está aberto até amanhã o cadastro para os blocos. A PBH, por meio da Belotur e com apoio da Prodabel, informa que o procedimento garante o atendimento de questões como desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os desfiles. Os organizadores informam que o trajeto desejado pelos blocos será avaliado pela Belotur, BHTrans e demais órgãos envolvidos e, caso necessário, debatido com os representantes dos blocos, para o melhor planejamento e atendimento de todos. Para o cadastramento, os interessados devem acessar www.pbh.gov.br/carnaval, link disponível até amanhã.

Na terça-feira, a PBH, via Belotur e Secretaria Municipal de Política Urbana, publicou edital para ambulantes interessados em comercializar bebidas e adereços carnavalescos durante a folia. A inscrição deverá ser feita pessoalmente no BH Resolve (Rua Caetés, 342, no Centro), entre 27 de novembro e 15 de dezembro, das 8h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados. No ato da inscrição, deverão ser apresentados a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e declaração de compromisso – encontrada no link do chamamento – preenchida e assinada. Para evitar filas, a Prefeitura de Belo Horizonte orienta aos interessados que não deixem o credenciamento para a última hora. O link para o chamamento pode ser acessado pelo endereço eletrônico https://goo.gl/6MxW97.

 

CADASTRAMENTO


Blocos
Os interessados devem acessar www.pbh.gov.br/carnaval, link disponível amanhã. Quem tiver dificuldades no cadastramento deve ligar para 3246-0238

Ambulantes
Credenciamento de atividade de comércio eventual para atuar no carnaval BH 2018.
Data: de 27 de novembro a 15 de dezembro, exceto sábados, domingos e feriados.
Horário: das 8h às 17h
Local: BH Resolve (Rua dos Caetés, 342, Centro)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)