(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com financiamento de R$ 157,7 milhões, Contagem terá novo trecho do metrô

Linha será ampliada em 1,6 quilômetro no município e integrada a terminal de ônibus a ser implantado no Novo Eldorado


postado em 07/11/2017 20:28 / atualizado em 07/11/2017 22:44

O trem metropolitano de Belo Horizonte vai ganhar mais uma estação, Novo Eldorado, em Contagem, a segunda da Grande BH. Nesta terça-feira, a Prefeitura de Contagem assegurou junto ao Ministério das Cidades o repasse de R$ 157,7 milhões para ampliar em 1,6 quilômetro a linha do metrô no município, que atualmente chega até a estação Eldorado.

O montante, que será liberado por meio de financiamento com carência de 20 anos para ser quitado pelo município, vai melhorar a mobilidade urbana local e de cidades vizinhas. O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, chama a atenção também para o desenvolvimento econômico.

Alex se reuniu em Brasília com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, que autorizou a Secretaria Nacional de Planejamento a iniciar os processos formais para o financiamento público, que devem ser concluídos até o início de dezembro.

Após a liberação da verba, será aberta licitação pela Prefeitura de Contagem, CBTU e Metrominas (que criou o projeto executivo da expansão do metrô). A previsão é de que as obras sejam iniciadas no  primeiro semestre de 2019 e concluídas em três anos.

De acordo com o prefeito Alex de Freitas, a última intervenção no metrô foi em 2002, com a revitalização da Estação Vilarinho, em Venda Nova, na capital. Em Contagem, no entanto, nunca houve avanço em mais de 30 anos desse meio de transporte na região metropolitana.
 
"A população não aguenta esperar mais. Estamos passando por um momento de planejamento do nosso transporte coletivo e o metrô é fundamental para atrair o desenvolvimento, facilitar a vida das pessoas, garantindo um transporte mais seguro, rápido, confortável e confiável”, assinalou Freitas.

O prefeito explica que serão 1.600 metros lineares de obras, ligando as estações Eldorado e Novo Eldorado. "Tem um significado importantíssimo para a região metropolitana, porque a concepção do projeto trata também de uma rodoviária e um terminal urbano nos eixos da Avenida João César de Oliveira e Via Expressa. Portanto, ele aproxima dois lados de Contagem, a região do Água Branca com a parte comercial mais importante da cidade, que é o Eldorado”, explica. O metrô e os terminais rodoviário e de ônibus urbano vão atender cerca de 30 mil pessoas por dia.
RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)