(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Praça da Liberdade vira "praça dos dinossauros" para exposição em BH

A mostra "Jardins Móveis" foi aberta no domingo e vai até 12 de novembro. O acesso é gratuito


postado em 13/10/2017 15:21 / atualizado em 13/10/2017 15:25

Figuras formadas pela união de brinquedos infláveis em armações de metal se destacam na paisagem da praça(foto: Tulio Santos EM DA Press)
Figuras formadas pela união de brinquedos infláveis em armações de metal se destacam na paisagem da praça (foto: Tulio Santos EM DA Press)
O Dia das Crianças teve um destaque a mais para quem foi passear na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O motivo é a exposição “Jardins Móveis”, dos artistas Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, que transformou parte do espaço público em uma “praça dos dinossauros”, com figuras pré-históricas, além de outros animais montados em armações de ferro cheias de brinquedos infláveis.

“Não podia ser melhor, pela data de hoje”, disse a universitária Carla Dunck, de 27 anos, que foi ao local com o filho Noah, de apenas 9 meses. A irmã dela, que veio da Anápolis (GO) para visitá-la e ao sobrinho, no papel de “tia coruja” apontava para cada uma das peças coloridas. “Estou me sentindo criança. Muito boa a ideia desta exposição."

Os irmãos Bernardo, de 4, e Lucas, 2, que foram passear na praça com a avó Leda Quadros, de 50, elegeram o dinossauro como o preferido. “Olha, tem uma arara ali! Tem também o Homem-Aranha”, disse Bernardo, examinando os brinquedos infláveis que compõem a obra. “Frequento a praça e achei legal esta intervenção. Trouxe um efeito visual que deixou o ambiente mais bonito”, assinalou Leda.

Empolgação também do gráfico Clayton Teixeira Araújo, de 43, acompanhado das filhas Nicole, de 9, e Maria Clara, de 5. “Vim passear com as meninas por acaso. Achei legal, pois as peças trazem informações visuais para as crianças e são  um elemento a mais no passeio”, apontou Clayton. “Achei o dinossauro o mais legal, pelo tamanho e quantidade de brinquedos”, disse Nicole.

Quem não se cansou de tocar nas peças e nos brinquedos infláveis dentro das armações foi o pequeno Bernardo, de 1 ano, que a cada descoberta sorria e dizia aquelas palavras compreendidas apenas pelos pais, o casal de professores universitários Fernando Chaib, de 34, e Andreia Marques, de 32. “Viemos da Pampulha passear, sem qualquer pretensão. Não sabia da exposição, que é uma excelente iniciativa, principalmente para as crianças interagirem. Mostras como esta deveriam ser comuns nos espaços públicos”, sugeriu Chaib.

Zoo diferente

A mostra “Jardins Móveis” foi aberta no domingo e vai até 12 de novembro, em parte da Praça da Liberdade, no entorno do Memorial Minas Gerais Vale, que promove o evento. São 13 esculturas montadas em estruturas de ferro moldado, sendo quatro dispostas no memorial e nove na praça, com dimensões que chegam a 10 metros de altura por 15 metros de comprimento e três de largura. Inspirada nos dinossauros, a maior das esculturas foi apelidada de “Megassauro”. Tem também tucano, dromedário, veado, lhama, lagarto, polvo gigante, elefante, pato e boi, entre outros.

Para as crianças, e adultos que voltam no tempo, é um passeio por um “bosque encantado”, onde os visitantes encontram grandes esculturas coloridas elaboradas a partir de 4 mil bichos e outros objetos infláveis que ganharam novos significados. A proposta inusitada dos artistas visuais  deu origem à mostra que convida à fantasia e ao mesmo tempo à reflexão sobre a relação entre a natureza e o consumo. Apresentada em parques na Cidade do México, em 2007, e em Lausanne (Suíça), em 2016, a exposição foi recebida no Brasil pelo Museu Vale, em Vila Velha (ES), e agora está num dos principais pontos turísticos da capital mineira.

 

PROGRAME-SE

JARDINS MÓVEIS

Locais: Memorial Minas Gerais Vale e Praça da Liberdade

Período: de 8 de outubro a 12 de novembro

ACESSO GRATUITO

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esquina de Rua Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

www.memorialvale.com.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)