(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Doações de brinquedos para crianças de Janaúba podem ser feitas até esta terça-feira

Entidade vai levar produtos doados para vítimas da tragédia como comemoração do Dia das Crianças. Servas recebe 5 toneladas de donativos


postado em 10/10/2017 06:00 / atualizado em 10/10/2017 08:20

Patrícia da Penha Silva se sensibilizou e levou uma sacola com brinquedos para tentar amenizar a tristeza das crianças de Janaúba: 'Não é muito mas é de coração'(foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
Patrícia da Penha Silva se sensibilizou e levou uma sacola com brinquedos para tentar amenizar a tristeza das crianças de Janaúba: 'Não é muito mas é de coração' (foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
Para a dor da tragédia, a solidariedade como remédio. Emocionada, a doméstica Patrícia da Penha Silva, de 44 anos, levou ontem uma sacola com brinquedos à sede da seção mineira da Cruz Vermelha Brasileira (CVB). A instituição arrecada presentes que serão distribuídos no Dia das Crianças a meninos e meninas em Janaúba, no Norte de Minas. Em razão da proximidade da data, comemorada na quinta-feira, as doações poderão ser entregues à Cruz Vermelha somente até às 19h de hoje, na Alameda Ezequiel Dias, 427, na região hospitalar de Belo Horizonte.

“Eu não trouxe muita coisa, mas o que estou doando é de coração. Como empregada doméstica, fico muito tempo na cozinha e digo que qualquer dedo queimado na panela ou no forno é sinônimo de uma dor muito grande. Sinto a dor das mães (de Janaúba). Meu filho é uma criança especial. O sofrimento é o medo da perda. Eu tentei me colocar no lugar daquelas mães”, disse Patrícia.

Assim como ela, muita gente esteve ontem na sede da CVB. Muitos pais levaram os filhos, que doaram brinquedos que não usam mais, mas que ainda podem fazer a alegria de muita gente. Entre os presentes, carrinhos, bonecas, bolas, aeronaves, totó e jogos de tabuleiro. Parte das doações veio dos alunos e profissionais da unidade Buritis do Colégio Magnum. A escola fez uma campanha interna e destinou o que foi arrecadado à CVB.

A Cruz Vermelha conseguiu de uma transportadora um caminhão para levar os donativos. O veículo parte amanhã da capital. Os brinquedos serão entregues tanto na região da Creche Gente Inocente, onde ocorreu a crueldade protagonizada pelo vigia Damião Soares dos Santos, quanto em outras localidades vulneráveis do município. A intenção é promover a autoestima e a valorização de uma população marcada, cuja dor começou uma semana antes do Dia das Crianças.

“Além das famílias e vítimas, toda a cidade sofre com o trauma de um evento como este. É necessário realizar um tributo a essas crianças e a Janaúba como um todo, buscando o resgate dos seus laços de afeto. Para isso, contamos com a mobilização já conhecida da população de Belo Horizonte, sempre disposta a demonstrar o amor ao próximo e o seu espírito de colaboração”, agradeceu a coordenadora de voluntariado da Cruz Vermelha no estado, Regina Célia da Silva.

A rede de solidariedade pela população de Janaúba é grande na capital. O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), que também lançou uma campanha para doações aos familiares das crianças da creche que estão internadas em hospitais da capital ou de Montes Claros, conseguiu cerca de 5 toneladas de produtos como água, leite, roupa de cama e material de limpeza.

Ao menos 10 famílias das vítimas estão hospedadas em casas de apoio e acolhimento da cidade. Outras oito, em uma residência cedida por uma escola em Montes Claros. Ontem, um caminhão abastecido com 3,5 toneladas de donativos partiu do Servas em direção ao Norte de Minas Gerais. A instituição continuará recebendo doações ao menos até amanhã, na Avenida Cristóvão Colombo, 683, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital.

A viação Saritur também colabora com Janaúba. A empresa recebe doações nos guichês e garagens espalhadas pelo estado. A pessoa deverá embalar o produto e informar o destino, para que a doação seja encaminhada com urgência ao Norte de Minas Gerais.

SERVIÇO

Doações de brinquedos à Cruz Vermelha
Alameda Ezequiel Dias, 427 (até as 19h de hoje)
CONTA BANCÁRIA OFICIAL
Banco do Brasil: agência 0935-0
Conta corrente (CC) 600-9.
CNPJ: 15.462027/0001-73.
ENDEREÇO DO SERVAS PARA DONATIVOS
Avenida Cristóvão Colombo, 683, Funcionários
SARITUR
Qualquer guichê ou garagem da viação no estado recebe doações para encaminhar a Janaúba


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)