(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Educação infantil de Belo Horizonte abre inscrições para vagas em 2018

Cadastro é para crianças de 0 a 5 anos, e será realizado pela internet para quem mora na capital. Para aqueles que não tem acesso à internet, serão disponibilizados computadores das regionais de educação ou nas escolas


postado em 24/09/2017 20:30

Vagas nas Umeis vai atender critérios de vulnerabilidade, para beneficiar os mais carentes(foto: Grazielle Souza/Divulgação PBH)
Vagas nas Umeis vai atender critérios de vulnerabilidade, para beneficiar os mais carentes (foto: Grazielle Souza/Divulgação PBH)

Começa nesta segunda-feira o cadastro de crianças que buscam uma vaga na educação infantil da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, para o próximo ano. O processo é por meio da internet e deve ser feito pelos pais ou responsáveis de crianças de 4 e 5 anos, que vão ingressar na pré-escola, e de 0 a 3 anos, para vagas nos primeiros anos da educação infantil.

Essa é a primeira vez que a Secretaria Municipal de Educação (SMED) faz um cadastro para as vagas nos primeiros anos por meio da internet. Na faixa de 0 a 3 anos, as vagas não são garantidas a todos, como no caso da pré-escola, e as famílias estão sujeitas à disponibilidade de vagas na rede municipal.

Até o ano passado, os pais e responsáveis se inscreviam na sua Umei ou escola de interesse e, caso não conseguissem a vaga, passavam a integrar a lista de espera daquela unidade. Nada impedia, contudo, que o interessado fizesse cadastro em mais de uma unidade.

Para 2018, os interessados farão um cadastro na internet e o sistema vai encaminhar a criança para a unidade escolar mais próxima ao endereço informado no formulário. Dessa forma, a lista de espera será formatada automaticamente, de acordo com jurisdições, e o sistema vai evitar duplicidade na distribuição das vagas.

Preferência para quem precisa mais

Outra mudança no cadastramento 2018 é o reforço dos critérios de vulnerabilidade. Este ano, assim como no ano passado, 70% das vagas serão distribuídas a partir dos critérios de vulnerabilidade e outros 30% a partir do sorteio público.

Até o ano passado, a lista de espera para o sorteio era formada por ordem de cadastro daqueles que não foram incluídos na distribuição inicial dos 70% das vagas, independente da posição das crianças nos critérios de vulnerabilidade. 

Agora, no sorteio, todos que não conseguiram vaga nos 70% iniciais vão participar, mas a lista de espera depois disso será formada de acordo com os critérios de vul, o que garante que aqueles que mais precisam da vaga serão os melhores classificados na lista.

Podem ser cadastradas apenas as crianças residentes dentro dos limites territoriais do município de Belo Horizonte. No ato do cadastro, os pais ou responsáveis devem preencher a ficha virtual na qual vão informar dados como o nome completo da criança, idade e endereço residencial. Será considerado apenas um cadastro por criança e, caso haja alguma duplicidade, o sistema vai considerar apenas o último realizado. Para solicitar uma vaga na pré-escola, a criança deve ter nascido entre 01/07/2012 e 31/03/2014. Já para se cadastrar para uma vaga de creche, as crianças devem ter nascido a partir de 01/04/2014.

Computadores disponíveis para o cadastro


Os pais e responsáveis que não têm acesso à internet poderão fazer o cadastro tanto nas diretorias regionais de educação, no seu horário de funcionamento. Outra opção é utilizar os laboratórios de informática das escolas municipais que tem o Programa Escola Aberta (PEA), nos horários de funcionamento. No total, 147 escolas estão disponíveis para esse atendimento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)