(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em sua nona edição, Festival 'I love jazz' termina neste domingo em BH

Festival transforma Praça do Papa, na Região Centro-Sul, em imenso palco, onde participantes curtem boa música e dançam


postado em 24/09/2017 06:00 / atualizado em 24/09/2017 08:21

(foto: MARCOS VIEIRA/EM/D.A PRESS)
(foto: MARCOS VIEIRA/EM/D.A PRESS)
Aos pés da Serra do Curral, com a cidade diante dos olhos e os ouvidos grudados nos clássicos das décadas de 1920 e 1930, moradores de Belo Horizonte e visitantes de todas as gerações participaram, na tarde e noite de ontem, da nona edição do Festival Internacional I Love Jazz, que transformou a Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de BH, em um clube charmoso, com palco, plateia e pista de dança animada.

A atração continua hoje, a partir das 15h (veja programação), com aulão de lindy hop, shows e uma atmosfera que traduz bem o “jazz de raiz”, conforme explicou o organizador do evento, Marcelo Costa, trompetista mineiro e integrante da Happy Feet Big Band. “O principal objetivo é oferecer ao público música de qualidade e encaixar as atrações nesse contexto muito especial. Este ano, por exemplo, estamos no concentrando nas músicas das décadas de 20 e 30. Isso é muito importante para as pessoas conhecerem e começarem a se interessar pelo jazz”, explicou. Para o ano que vem, quando o evento completará uma década, ele planeja muitas novidades, sempre na Praça do Papa. “O clima aqui fica muito gostoso. A estimativa é de 10 mil pessoas nos dois dias. Vem gente de São Paulo, do Rio de Janeiro e de outras cidades”, afirmou o músico.

Neste domingo, a festa continua com transmissão ao vivo pelo YouTube e pelo link I LOVE JAZZ, a partir das 16h. 

 

Com direito a vista privilegiada da cidade, evento ofereceu repertório das décadas de 1920 e 1930. Aulão gratuito de lindy hop atraiu dançarinos, em clima que inspirou até a pintura do artista plástico Adriano Alves(foto: MARCOS VIEIRA/EM/D.A PRESS)
Com direito a vista privilegiada da cidade, evento ofereceu repertório das décadas de 1920 e 1930. Aulão gratuito de lindy hop atraiu dançarinos, em clima que inspirou até a pintura do artista plástico Adriano Alves (foto: MARCOS VIEIRA/EM/D.A PRESS)

A festa do sábado começou às 15h, com o aulão gratuito de lindy hop – comandado por integrantes do BeHoppers, grupo dedicado à divulgação desse estilo de dança em BH – que convidou todo mundo a mostrar o talento no compasso do legítimo jazz de New Orleans. Depois, a pista ficou livre e os dançarinos emendaram uma música na outra, seguindo o som de Pepe Já Tirei a Vela, de BH, Tito Martino Jazz Band e Joseval Paes Big Band, ambos de São Paulo, e da multi-instrumentista sueca Gunhild Carling.

“Dançar faz muito bem à saúde”, disse o médico reumatologista Bóris Cruz, que, ao lado da mulher, Helena, arquiteta, não se cansava de dançar. “Pode escrever aí: o médico recomenda”, afirmou Bóris, que caprichou no visual, com camisa social branca, suspensórios e boina cinza. Participando pela segunda vez do festival, ele só tinha elogios. “Belo Horizonte é o máximo, a dança, sensacional, e a paisagem sem igual. Estamos fazendo aula há um ano”, disse o médico, antes de retornar com todo fôlego à pista. Helena era só sorrisos e também caiu na dança.

DESDE CRIANÇA A Lua crescente já estava no céu e a plateia encontrava espaço em todo canto para curtir melhor os shows. Durante a apresentação, pouco antes de tocar um clássico presente na trilha sonora do filme Meia-noite em Paris, de Woody Allen, Tito Martino lembrou que, há 100 anos, era feita a primeira gravação fonográfica de jazz. Recebeu aplausos e contagiou a estudante Gabriela Wolfs, que levou a filha Manuela, de 2 anos. “É bom gostar de música desde cedo. A festa aqui está bem família, tem uma estrutura muito boa e as crianças podem ficar mais soltas”, disse a mãe num momento de chamego com a pequena Manuela.

Enquanto o povo dançava ou se confraternizava com os amigos, o artista plástico e designer Adriano Alves, paulista que morou em BH e hoje está radicado em São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes, aproveitava o tempo para pintar um quadro, num espaço recriando um ateliê bem particular. “Trouxe tela, pincel e tintas. Vi um casal dançando e fiquei inspirado”, contou Adriano, que já participara em outras ocasiões como ouvinte de boa música.

Curtindo a noite, um homem grisalho disse preferir o anonimato. “A estrela aqui é a música”, afirmou, explicando que a Lua crescente era outro astro da festa. “A noite está linda, vale a pena aproveitar essa energia”, afirmou.

 

PROGRAMAÇÃO

HOJE
15h – Aulão de lindy hop
16h – Ricardo Baldacci Quartet
17h30 – Taryn & The Art Deco Army
19h – Happy Feet Big Band
20h30 – Steve Pistorious Quartet

9º Festival Internacional I Love Jazz
Local: Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Entrada franca.
Informações: www.facebook.com/
festivalinternacionalilovejazz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)