Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil alerta para clima seco até o fim da semana em BH

Índices de umidade relativa do ar devem variar em torno de 30% a 20% até o fim da semana na capital mineira


postado em 05/09/2017 11:34 / atualizado em 05/09/2017 12:40

O tempo permanece seco e com baixos índices de umidade relativa do ar em Belo Horizonte e nas demais regiões do estado nesta terça-feira. Um alerta de clima seco foi emitido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e é válido até o fim da semana. 

Segundo o aviso, até a sexta-feira a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20%. As temperaturas, máxima e mínima, também sobem e a capital mineira segue sem previsão de chuva. 

De acordo com o Centro de Climatologia PucMinas/TempoClima, a previsão é de umidade relativa do ar variando em torno de 30% durante a tarde desta terça-feira na Grande BH. No interior do estado, a situação é crítica, conforme o instituto. 

As regiões Norte, Noroeste e do Triângulo Mineiro devem ter umidade abaixo de 15% nesta terça-feira e no decorrer da semana. O clima é ameno e com umidade relativa do ar acima de 40% apenas nas regiões dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, onde há previsão de chuva fraca. 
 
Precauções

O clima seco trás diversos prejuízos à população e ao meio ambiente. Nessa segunda-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu 16 ocorrências de focos de incêndio somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um dos incêndios atingiu a Serra do Rola-Moça na manhã de segunda-feira e só foi controlado pela corporação na manhã desta terça-feira.

A saúde humana também é prejudicada. O pneumologista Flávio Mendonça diz que os riscos de doenças relacionadas à estação seca são maiores em crianças, idosos e pessoas com algum tipo de doença de base, como asma, bronquite e outras patologias respiratórias. A prevenção pode ocorrer de maneira simples. De acordo com ele, a hidratação oral é a medida mais fácil e eficaz. “Uma garrafa de água na mesa do trabalho, por exemplo, pode ajudar na mudança de hábito”, aconselha.

Confira algumas recomendações feitas pela Defesa Civil: 
  • Hidrate-se durante o dia;                                                    
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;       
  • Evite frituras;                                                                      
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; 
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; 
  • Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;       
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;                                 
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190)
 * Sob supervisão da subeditora Jociane Morais

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade